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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Luz Junior, Almir Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Pollyana dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-18T16:48:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-18T16:48:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_EDUCACIONAL_Educapes_Saude_Trabalhador_Perspectiva_Ampliada | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTACAO_Saude_Trabalhador_Contribuicao_Perspectiva_Ampliada | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575617 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material didático destina-se a professores de áreas relacionadas que queiram desenvolver o tema saúde sob um olhar crítico. É um dos resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), intitulada "Saúde do trabalhador: a contribuição dos conhecimentos em saúde sob uma perspectiva ampliada para a formação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio", presente na área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É também um requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. O processo de construção desse produto educacional passou pelas fases de elaboração, aplicação e validação. Essa última fase ocorreu pela defesa diante de uma banca examinadora do trabalho de mestrado. Professor(a), aqui você encontrará uma sequência didática compilada a partir da aplicação de um curso de complementação ao ensino que foi submetido à Pró Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Esse curso foi realizado no campus Aracruz dessa instituição, com alunos do 2º ano do Curso Técnico em Química integrado ao ensino médio. O objetivo principal desta sequência didática é provocar estudantes a problematizarem a saúde do trabalhador sob uma perspectiva ampliada Para tal, este material compreende 10 aulas de 2 horas de duração que podem ser adaptadas a cada realidade vivenciada por você em sua instituição de ensino. Embora não tenha sido planejado com esta finalidade, entende-se que a proposta pedagógica aqui presente pode ser desenvolvida em outros espaços educativos não escolares dada a amplitude da temática. A metodologia que fundamentou a elaboração dos encontros foi a metodologia ativa de aprendizagem por projetos. Convidamos você a conhecer uma proposta de ensino que viabilizou a construção de um "mini" projeto de pesquisa elaborado em ação conjunta entre professor e estudantes com a intenção de produzir sentido para os estudos realizados em sala de aula. Portanto, estruturou-se em 3 unidades: 1) conceitual; 2) preparação da pesquisa de campo e; 3) pesquisa de campo com a apresentação dos resultados. A finalidade dos encontros presenciais foi o desenvolvimento conceitual dos alunos sobre a temática escolhida e para elaboração do material de investigação para a pesquisa de campo que realizaram. De outra forma, a pesquisa de campo teve como finalidade a apropriação prática dos conceitos apresentados com vistas a uma maior sistematização do conhecimento. Durante o momento conceitual do curso, foram tratados os seguintes temas: os conceitos básicos de saúde; promoção da saúde e prevenção; determinantes sociais de saúde e suas relações com a Saúde do trabalhador; as mudanças atuais no mundo do trabalho e os impactos na saúde do trabalhador.No momento de preparação para a pesquisa, desenvolvemos coletivamente os elementos da pesquisa que foram: a delimitação do problema, as hipóteses, os objetivos da pesquisa e os instrumentos de coleta de dados que nesse curso foi o roteiro de entrevista. Na ida a campo entrevistamos representantes de uma empresa e de um sindicato de trabalhadores da região de Aracruz, ES. Com os dados coletados, os alunos desenvolveram uma síntese por grupos e isso gerou a apresentação de um pôster na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre anualmente no mês de novembro no campus Aracruz. Por princípios de ética em pesquisa, afirmamos que partes desse trabalho foram publicadas primeiramente em dois artigos (LUZ JUNIOR; SANTOS, 2020a; LUZ JUNIOR; SANTOS, 2020b). Nosso intuito é que você aproveite esse material como guia didático realizando as devidas adaptações ao seu contexto. Os autores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 31,2 M | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia do trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde e trabalho – Estudo de casos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores – Saúde – Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança do trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores – Educação permanente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional – Formação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa participante | pt_BR |
Título: dc.title | Saúde do trabalhador sob uma perspectiva ampliada | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de ensino orientada; Prática de pesquisa orientada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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