“Esse Terreiro tem História”: Ensinando História e Cultura Afro-Brasileira por meio de um estudo sobre Candomblé

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTavares, Leonardo de Jesus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-17T23:48:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-17T23:48:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.other“Esse Terreiro tem História”: Ensinando História e Cultura Afro-Brasileira por meio de um estudo sobre Candomblé - dissertaçãopt_BR
identificador: dc.identifier.other“Esse Terreiro tem História”: Ensinando História e Cultura Afro-Brasileira por meio de um estudo sobre Candomblé - produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575589-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História, apresenta como tema uma reflexão acadêmica sobre a importância do estudo sobre as religiões de matriz africana e a sua relevância enquanto instrumento de Ensino de História na categoria Educação para as relações Étnico-Raciais, inserida no contexto da aplicação da lei 10.639/03; outro aspecto importante desenvolvido na presente dissertação é a questão das ações de ódio, denominadas de racismo religioso contra praticantes de Religiões de Matriz Africana, que vêm ganhando espaço em determinados segmentos religiosos exaltados. O elemento propulsor deste trabalho científico foi a História de vida da mãe de Santo / Ialorixá Dona Teresa Tavares; sua vivência como liderança de uma Religião de matriz africana – o Candomblé - e os ensinamentos que a tradição do Candomblé lhe proporcionaram. A opção de construção da pesquisa foi apresentar as características de transmissão de conhecimento oral na figura da mãe-de-santo Dona Teresa que se assemelham a duas categorias da tradição oral africana: o griot e o conhecedor-tradicionalista. Após essa apresentação de categorias, evidenciei minha compreensão sobre a especificidade da categoria mãe-de-santo, que possui características teórico-conceituais que a aproximam da função de griot e também da função de conhecedor-tradicionalista, mas em meu entendimento sobre o tema, guarda uma definição única, exclusiva, só encontrada no Brasil pois é resultado da experiência da diáspora afro-brasileira. Através de uma entrevista semi-estruturada tive acesso a informações diretamente com a protagonista do estudo – Dona Teresa – e por meio dessa narrativa de vida o produto educacional da dissertação se configurou como uma forma de Difusão da Narrativa Histórica da protagonista do estudo, através de um material literário. Desse modo, o produto educacional resultante da pesquisa é uma proposta de livro didático pensado para ser um apoio para ações pedagógicas inspiradas pela Educação para as Relações Étnico-raciais, conforme o proposto no parecer do texto da Lei para o Ensino de História da África e da cultura Afro-brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4126 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Étnico-Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e Difusão de Narrativas Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGriot e Conhecedores-tradicionalistaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReligiões de matriz africanapt_BR
Título: dc.title“Esse Terreiro tem História”: Ensinando História e Cultura Afro-Brasileira por meio de um estudo sobre Candomblépt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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