As possibilidades e os limites das discussões de gênero no ensino de sociologia numa escola da rede estadual em Caruaru-PE

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMaria de Almeida, Monica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-17T15:29:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-17T15:29:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, MONICA MARIA DE ALMEIDA DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575529-
Resumo: dc.description.abstractA presente Dissertação objetivou analisar como a categoria de gênero é trabalhada no Ensino Médio em uma escola pública estadual integral de Ensino Médio no município de Caruaru/PE, com ênfase no ensino de Sociologia. Como métodos de coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas e grupos focais, todos realizados de forma presencial. Como eixos teóricos, fizemos uso das contribuições de alguns autores que têm se aprofundado sobre os estudos de gênero e suas relações de dominação e sobre o Ensino de Sociologia, destacando, entre eles: Louro, Scott, Foucault, Bodart, Handfas, Maçaira e Fraga. Foram utilizados também alguns documentos oficiais que tratam dos regulamentos sobre o ensino de sociologia. Neste trabalho destacamos a importância, cada vez mais acentuada, da compreensão dos aspectos que estão conectados nas relações de gênero, como as formas de controle e dominação, que muitas vezes se repercutem em práticas de violência. Referimo-nos, especialmente, às relações desiguais e conflituosas entre mulheres e homens. Nesse sentido, tendo em vista que a formação dos jovens se inicia na escola, ressaltamos o papel da educação escolar, no ensino básico, como crucial na abordagem sobre gênero, particularmente através do ensino de sociologia. Ao final do nosso trabalho, apresentamos algumas proposições, com base nas reflexões provocadas a partir das leituras e dos resultados da nossa pesquisa, que visam contribuir na sistematização de um trabalho efetivo na escola (especificamente no ensino de sociologia) sobre a temática de gênero.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.106 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudept_BR
Título: dc.titleAs possibilidades e os limites das discussões de gênero no ensino de sociologia numa escola da rede estadual em Caruaru-PEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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