Aprendendo Sociologia no Fazer Sustentável

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQuinino de Medeiros Figueirêdo, Cassiano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-17T15:15:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-17T15:15:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-24-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CASSIANO QUININO DE MEDEIROS FIGUEIRÊDO, DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575528-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho, que adentra no universo do ensino-aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio Regular (EMR), foi construído como uma intervenção pedagógica, intitulada “Prefácio: o alunado como protagonista na construção de uma nova realidade social com base no desenvolvimento sustentável”, cujo objetivo geral foi construir e efetivar o processo de ensino-aprendizagem de Sociologia no EMR, mediado por um projeto de intervenção social com base no desenvolvimento sustentável. Realizado com os estudantes da Escola Estadual João Alencar de Medeiros (EEJAM) e com parcela da comunidade do município de Ipueira-RN, a construção do trabalho se deu a partir das categorias ensino-aprendizagem, Sociologia, projeto de intervenção social e desenvolvimento sustentável. Para tanto, refletiu-se a partir do referencial: Giddens (1991, 2009, 2012), Giddens, Lash e Beck (2012) e Paulo Freire (2016, 2018). Ainda no que tange o seu desenvolvimento, foi utilizada a pesquisa-ação. Quanto aos procedimentos de ação, houve intervenção social por meio da produção, bonificação e venda de sabões, contando com a participação de grupos sociais, intercalada por uma constante vinculação a temas, conceitos e teorias sociológicas, os quais foram debatidos e trabalhados dentro e fora da escola através de aulas dialogadas, mesa redonda, jogos, seminários, visitas e comunicações junto à comunidade, coletas de matéria-prima, produção de sabão e elaboração de artigos. Quanto à metodologia de avaliação, utilizou-se a observação participante e a observação sistemática com técnicas de entrevistas estruturadas e questionários. Mediante um processo dialógico e reflexivo de ensino-aprendizagem, como resultado identificou-se que os discentes foram constantemente estimulados a refletirem sobre o meio e a se reconhecerem como agentes capazes de transformar a realidade social, uma vez que aproximaram a si e a EEJAM da comunidade; passaram a conhecer melhor a realidade comunitária local; conseguiram estabelecer vinculações entre os temas, conceitos e teorias sociológicas às vivências experimentadas por intermédio do Prefácio; apropriaram-se de conhecimento sociológico; desenvolveram estímulo ao pensamento crítico; produziram um livro; interagiram mais entre si e com pessoas de outras gerações; trabalharam em equipe; contribuíram para a construção de um aplicativo; desenvolveram consciência da necessidade da preservação da natureza, assim como o meio ambiente passou a ser menos degradado. Portanto, contribuíram para a mudança da realidade local. Apesar de algumas dificuldades, vale destacar que o objetivo geral foi alcançado. Espera-se que essa intervenção sirva como um guia imperfeito que possa subsidiar análises de todos que queiram adentrar aos estudos a ela relacionados. Em especial, que seja utilizado por professores que se interessam pela aplicação cotidiana, de maneira prática, dos temas, conceitos e teorias sociológicas. É, ainda, um estímulo para que as práticas metodológicas vinculadas ao ensino de Sociologia sejam ininterruptamente repensadas e compartilhadas, além de ser um documento que endossa a luta pela continuidade e legitimação da Sociologia como disciplina da educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.978 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção socialpt_BR
Título: dc.titleAprendendo Sociologia no Fazer Sustentávelpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons