Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | KAAD, IZABEL CRISTINA XAVIER ROSA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, ILSE LEONE BORGES CHAVES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-12T19:27:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-12T19:27:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575344 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa proposta de trabalho compõe o produto educacional da pesquisa “Práticas de leitura literária e formação do aluno leitor no 3º ano do Ensino Fundamental”, um estudo de caso desenvolvido entre os anos de 2016 a 2018 durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG. O objetivo da proposta é evidenciar a importância das práticas de leitura literária dentro e fora da escola e problematizar suas relações com a formação do aluno leitor. Para tanto seu planejamento baseou-se nos princípios teórico-metodológicos do letramento literário proposto por Cosson (2014) e sua efetivação ocorreu por meio de quatro aulas realizadas no mês de junho e seis aulas no mês de agosto do ano de 2017. No primeiro capítulo exponho como se deu o planejamento das atividades no período de intervenção e o processo de escolha das narrativas infantis que compõem essa proposta de trabalho. Já o segundo capítulo gira em torno da análise do desenvolvimento das atividades realizadas a partir da leitura das obras literárias Os três porquinhos, de Ana Maria Machado, e Os três porquinhos Caititus e o Lobo-Guará, de Diane Valdez. No terceiro capítulo, abordo a importância da parceria entre escola e família em projetos que valorizem a formação do leitor. Nesse capítulo a discussão se dá a partir da análise das produções dos participantes durante a consecução das atividades propostas partir da leitura do conto infantil Procura-se lobo, de Ana Maria Machado. Já no último capítulo, descrevo algumas reflexões geradas com o desenvolvimento de algumas dinâmicas literárias. Palavras-Chave: Ensino. Literatura infantil. Formação do leitor. Letramento literário. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 0,98 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino. Literatura infantil. Formação do leitor. Letramento literário | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | LÍNGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575344/1/PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons