PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKAAD, IZABEL CRISTINA XAVIER ROSA-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, ILSE LEONE BORGES CHAVES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-12T19:27:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-12T19:27:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherPRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575344-
Resumo: dc.description.abstractEssa proposta de trabalho compõe o produto educacional da pesquisa “Práticas de leitura literária e formação do aluno leitor no 3º ano do Ensino Fundamental”, um estudo de caso desenvolvido entre os anos de 2016 a 2018 durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG. O objetivo da proposta é evidenciar a importância das práticas de leitura literária dentro e fora da escola e problematizar suas relações com a formação do aluno leitor. Para tanto seu planejamento baseou-se nos princípios teórico-metodológicos do letramento literário proposto por Cosson (2014) e sua efetivação ocorreu por meio de quatro aulas realizadas no mês de junho e seis aulas no mês de agosto do ano de 2017. No primeiro capítulo exponho como se deu o planejamento das atividades no período de intervenção e o processo de escolha das narrativas infantis que compõem essa proposta de trabalho. Já o segundo capítulo gira em torno da análise do desenvolvimento das atividades realizadas a partir da leitura das obras literárias Os três porquinhos, de Ana Maria Machado, e Os três porquinhos Caititus e o Lobo-Guará, de Diane Valdez. No terceiro capítulo, abordo a importância da parceria entre escola e família em projetos que valorizem a formação do leitor. Nesse capítulo a discussão se dá a partir da análise das produções dos participantes durante a consecução das atividades propostas partir da leitura do conto infantil Procura-se lobo, de Ana Maria Machado. Já no último capítulo, descrevo algumas reflexões geradas com o desenvolvimento de algumas dinâmicas literárias. Palavras-Chave: Ensino. Literatura infantil. Formação do leitor. Letramento literário.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent0,98 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino. Literatura infantil. Formação do leitor. Letramento literáriopt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLÍNGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons