Blog - Aprendendo Hidrólise Salina

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Claudinei Osorio-
Autor(es): dc.contributor.authorRossi, Alexandre-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Evandro Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-10T19:50:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-10T19:50:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://projetoquimicafv.blogspot.com-
identificador: dc.identifier.otherhttps://projetoquimicafv.blogspot.com (blog do professor) e https://aprendendohidrolisesalina.blogspot.com (blog do estudante)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575244-
Resumo: dc.description.abstractEstudos relatam dificuldades de estudantes com relação à aprendizagem de conteúdos das ciências exatas, principalmente os da área de Química (SANTOS; SILVA; ANDRADE; LIMA, 2013; MENESES; NUÑEZ, 2018). Dentre os conteúdos de Química ministrados no Ensino Médio, a hidrólise salina tem sido apontada pelos estudantes como um dos mais complicados, em função do elevado nível de abstração (PITANGA et al., 2015). A dificuldade aumenta quando os estudantes têm que diferenciar o conceito de hidrólise salina da solvatação de um íon. Na solvatação, as moléculas de água se associam aos íons em solução e formam camadas de hidratação ao seu redor. Na hidrólise salina ocorre reação química entre cátions, ânions e a água, rompendo as ligações covalentes da molécula de água. (FATIBELO-FILHO et al., 2006). Vale considerar que a hidrólise salina pode ser notada em situações do nosso cotidiano, como por exemplo, o uso do sal bicarbonato de sódio para aliviar a acidez estomacal, popularmente conhecida como “azia”. A hidrólise salina é um tópico muito importante para o entendimento de alguns fenômenos químicos, além de estar associada a outros conceitos também relevantes, como o de ácidos, bases, reações de neutralização, autoionização da água, pH e pOH. Considerando a complexidade do entendimento de hidrólise salina, a quantidade de aulas semanais da disciplina “Química” no Ensino Médio e as metodologias de ensino empregadas, os estudantes podem se sentir desmotivados a aprender hidrólise salina (PITANGA et al., 2015). No intuito de buscar alternativas para minimizar as dificuldades de aprendizagem relacionadas aos conteúdos de hidrólise salina, este produto educacional contempla o uso da tecnologia digital de informação e comunicação por meio do blog intitulado “Aprendendo Hidrólise Salina”, contemplando a perspectiva do Ensino Híbrido. O blog explora diferentes atividades por meio da sala de aula invertida e do laboratório rotacional. As atividades propostas servem como sugestões, podendo ser adaptadas de acordo com as necessidades e realidades dos estudantes e professores. O blog “Aprendendo Hidrólise Salina” é indicado tanto para o Professor quanto para os estudantes, sendo que a parte direcionada aos Professores está disponível no endereço https://projetoquimicafv.blogspot.com. Para os estudantes, o endereço é o https://aprendendohidrolisesalina.blogspot.com.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHidrólise salina, Sala de aula invertida, Ensino híbrido, Laboratório rotacionalpt_BR
Título: dc.titleBlog - Aprendendo Hidrólise Salinapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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