Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos Júnior, Gilson José Cavalcante dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Kátia Cristina Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Sandra Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-09T21:33:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-09T21:33:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - PROFQUI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575207 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na intenção de quebrar a rotina da sala de aula e dar possibilidades de modificação no ambiente da prática educacional, do professor de química, elaboramos uma sequência didática para ser desenvolvida com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Envolvendo atividades experimentais investigativas, numa perspectiva da educação ambiental, articuladas a duas situações-problema, abordando o conteúdo de eletroquímica com ênfase na eletrólise. Estando implícitos nesse contexto, os conceitos de oxidação e redução; agente oxidante e redutor; reações de oxirredução; eletrólise e suas aplicações; química ambiental. Sendo esta sequência didática, equivalente ao produto educacional desenvolvido durante o curso de mestrado profissional em química em rede nacional – PROFQUI, pólo UFRPE e faz parte da dissertação intitulada: EXPERIMENTOS DE ELETROQUÍMICA AMBIENTAL: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA. Que teve como orientadora a Profa. Dra. Kátia Cristina Silva de Freitas e co-orientadora a Profa. Dra. Sandra Rodrigues de Souza. Conscientes da importância do papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, esperamos que este material possa contribuir com o planejamento de suas aulas e para a melhoria do ensino de Química na educação básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 285 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Eletroquímica; Ensino por investigação; Situação-problema; Sequência didática; | pt_BR |
Título: dc.title | EXPERIMENTOS DE ELETROQUÍMICA AMBIENTAL: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | laboratório | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional PROFQUI - Gilson dos Santos Júnior.pdf | 285,05 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575207/2/Produto Educacional PROFQUI - Gilson dos Santos Júnior.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons