Unidade Didática Multiestratégica - Vamos Modelar!!!

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Carlos Rodrigo Aravéchia de-
Autor(es): dc.contributor.authorBego, Amadeu Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-08T18:15:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-08T18:15:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUDM - Vamos Modelar!!!pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575125-
Resumo: dc.description.abstractA Unidade Didática Multiestratégica – Vamos Modelar!!! aborda o ensino de modelos atômicos com base no Ensino Fundamentado em Modelagem (JUSTI, 2006). A UDM é uma forma de planejamento didático-pedagógico que permite ao professor tornar-se autor e pesquisador da própria prática pedagógica por meio de um percurso investigativo de problemas prático-profissionais. Esse modelo de planejamento, fundamentado teórica e metodologicamente, foi utilizado para gerar o Produto Educacional, UDM, para posterior implementação em sala de aula. Efetuou-se o planejamento da UDM por meio do desenvolvimento de sete tarefas demandadas pelo modelo: pesquisa do contexto da intervenção didático-pedagógica; análise cientifico-epistemológica; análise didático-pedagógica; abordagem metodológica; seleção de objetivos; seleção das estratégias didáticas; seleção de estratégias de avaliação (BEGO, 2016). O planejamento se iniciou com a investigação do contexto da intervenção didático-pedagógica por meio da caracterização da unidade escolar com levantamento das características singulares tanto com relação aos aspectos estruturais quanto dos estudantes. Posteriormente, elaborou-se a Análise Científico-Epistemológica, a qual permitiu ao docente a retomada dos conteúdos programáticos; levantamento dos pré-requisitos para o desenvolvimento da UDM; as orientações curriculares oficiais sobre a temática de modelos atômicos; os conteúdos conceituais dos modelos atômicos; perfil conceitual. A pesquisa destas informações permitiu a construção de um mapa conceitual abordando a temática de modelos atômicos com o intuito de promoção da integração do conhecimento pesquisado. Na sequência, efetuou-se a Análise Didático-Pedagógica com o estudo das concepções alternativas dos estudantes em relação à temática modelos atômicos e os possíveis obstáculos epistemológicos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem. Fatos que permitiram ao docente a aquisição de conhecimento para reflexão quanto às possíveis implicações para o ensino de modelos atômicos. A abordagem metodológica empregada foi o Ensino Fundamentado em Modelagem, a qual é baseado em quatro etapas: elaboração do modelo mental; expressão do modelo mental, testes e reformulação do modelo e avaliação pelos pares. A UDM – Vamos Modelar!!! teve como objetivo geral de aprendizagem que os alunos fossem capazes de “aplicar técnicas de modelagem no estudo de modelos atômicos, implementando atividades de modelagem para a melhor compreensão dos limites, abrangências e aplicações de cada um dos modelos atômicos”. Para a consecução do objetivo geral proposto, a UDM foi estruturada em cinco sequência didáticas: Oh Dalton! Foste longe demais!, que propôs como objetivo específico “avaliar o modelo atômico de Dalton, criticando suas limitações e abrangências para a compreensão de novos fenômenos”; Thomson: foste injustiçado pelos livros!, que objetivou “Analisar o Modelo Atômico de Thomson, concluindo sobre as abrangências e limitações de seu modelo”; Rutherford: foste habilidoso!, a qual intencionava “analisar o modelo atômico de Rutherford, concluindo sobre as abrangências e limitações de seu modelo”; Bohr: não é o fim de tudo!, que determinou “analisar o modelo atômico de Bohr, concluindo sobre as abrangências e limitações de seu modelo”; Tempestade de modelos atômicos, tinha o intuito que os alunos fossem capazes de “analisar os diversos modelos atômicos como construções humanas, organizando as informações características de cada um dos modelos e diferenciando a abrangência de cada um destes”. Na seleção de estratégias didáticas para o desenvolvimento de conteúdos se pautou em aulas expositivas dialogadas para o destaque das discussões pertinentes as limitações do modelo em estudo; atividades em grupo para os momentos de elaboração, teste e reelaboração de modelos e apresentação pelos estudantes dos modelos para validação. A seleção das estratégias didáticas de avaliação foi caracterizada pela análise do envolvimento dos estudantes nas diversas etapas de modelagem, tais como os momentos de elaboração, testes, reelaboração e avaliação pelos pares. O presente trabalho foi auxiliado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – código de financiamento 001. Referência A.M. Bego. Textos FCC, v.50, p.55-72, 2016. R. J. Justi. Ensenanza de las Ciencias, v.2, n.24, p. 173-184, 2006.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1230623 bytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectUnidade Didática-Multiestratégicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmodelospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmodelagempt_BR
Título: dc.titleUnidade Didática Multiestratégica - Vamos Modelar!!!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons