APRIMORAMENTO DOS PROTÓTIPOS E SERVIÇOS OFERECIDOS PELA EMPRESA MITOCÔNDRIA EMPREENDIMENTOS DIDÁTICOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves Bastos, Raquel Valentim-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-06T16:25:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-06T16:25:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-06-
identificador: dc.identifier.otherAPRIMORAMENTO DOS PROTÓTIPOS E SERVIÇOS OFERECIDOS PELA EMPRESA MITOCÔNDRIA EMPREENDIMENTOS DIDÁTICOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575064-
Resumo: dc.description.abstractA Declaração Mundial sobre Educação para Todos indica a necessidade da adoção de medidas que garantam a igualdade de acesso à Educação aqueles com todo e qualquer tipo de deficiência, como parte integrante do sistema educativo. A escassez de materiais adaptados interfere diretamente no desenvolvimento necessário ao alcance de níveis superiores de cognição desses indivíduos. Conforme observado na Monografia "A Química na Origem: Construindo a Vida a partir da Tabela Periódica dos Elementos, uma proposta didático-interativa”, a experimentação de materiais que proporcionam estímulos visuais e táteis, além de gerar estímulo à interação social tem trazido grande benefício para a aprendizagem por parte do discente de diversas áreas do conhecimento. Após estudos de viabilidade utilizando ferramentas de gerenciamento estratégico junto à Incubadora de Empresas da Universidade Federal Fluminense, concluiu-se que antes da introdução mercadológica do material didático lúdico produzido na monografia supracitada, aqui denominado A Ordem das Coisas, se faria útil a introdução de um material de menor porte, o qual chamamos SD Quiz. Sendo assim, constatou-se a necessidade da realização de pesquisas e levantamento de dados que possam fundamentar a real utilidade deste material de menor porte, de maneira que adquira formas que atendam às exigências de seus usuários, constituindo-se como ferramenta efetivamente útil para o ensino. Ainda assim, ao pensar em um produto didático lúdico que pretende promover a igualdade de acesso ao conhecimento aos indivíduos é necessário ter zêlo ao usuário que possui algum impedimento a longo prazo (indivíduo com deficiência). Logo, o objetivo deste trabalho foi a adaptação ao Braille do material didático lúdico SD Quiz, dando origem ao produto gerado durante este Mestrado Profissional. Somando-se a isto, utilizando-se Pesquisa Observacional e Quali-quantitativa, os protótipos já existentes denominados A Ordem das Coisas e SD Quiz foram testados, ora corroborando a pesquisa anterior desenvolvida na referida monografia, ora despertando interesse de compra e a curiosidade dos participantes. No presente estudo, observamos que todos os materiais didáticos lúdicos mencionados obtiveram positiva receptividade por parte do público-alvo desta pesquisa. Através da metodologia utilizada, foi possível a geração de subsídios para o aprimoramento dos protótipos a ser efetuada no próximo lote.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype3,90 MBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais Adaptadospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEquidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMateriais Didáticos Lúdicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Título: dc.titleAPRIMORAMENTO DOS PROTÓTIPOS E SERVIÇOS OFERECIDOS PELA EMPRESA MITOCÔNDRIA EMPREENDIMENTOS DIDÁTICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursemestrado profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons