Lugares de memórias na rede: educação patrimonial, espaços públicos e linguagens digitais para o ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBernini Giovani Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-08T14:22:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-08T14:22:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://histoorias.net-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Profhistoria Unespar_ Giovani Berninipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575057-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Patrimonial tem-se apresentado como importante instrumento pedagógico na construção do saber histórico, apesar de pouco perceptível sua incorporação nos currículos escolares tanto na formação de professores quanto de alunos. Desse modo, torna-se imperioso repensá-la a partir das articulações entre os currículos e as cidades. A presente pesquisa buscou elaborar e implementar uma alternativa metodológica para o ensino de História por meio da Educação Patrimonial, articulando escola, espaços públicos e redes digitais. A proposta desenvolveu-se na cidade de Toledo - Paraná, em um diálogo entre a historiografia oficial, memórias e percepções de estudantes e moradores. Aplicado como projeto extracurricular e composto por estudantes do Ensino Médio, contemplou diversas etapas como oficinas, visitas a espaços urbanos, debates, pesquisas historiográficas e intervenções nos espaços públicos. A pesquisa propôs uma metodologia delineada pela construção de um blog colaborativo que permite a visualização e interação das histórias locais a partir da “leitura” de Qr-Codes fixados em diversos lugares de memórias do município, colaborando para a discussão e disseminação do saber histórico para além dos espaços formais de educação. Os resultados obtidos foram satisfatórios e nos permitiram refletir sobre os usos da história na escola, na cidade e nas mídias digitais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,6MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguagens digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
Título: dc.titleLugares de memórias na rede: educação patrimonial, espaços públicos e linguagens digitais para o ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons