Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Thiago Caldas de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Nadja Paraense dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-08T12:20:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-08T12:20:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | O samba como motivador no Ensino de Química | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575055 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A música faz parte do nosso cotidiano e pode ser utilizada como uma ferramenta em sala de aula. Esta dissertação de mestrado teve como objetivo a utilização do gênero musical samba como um eixo interdisciplinar entre as Ciências Humanas e a Química, não somente pelo seu apelo popular como, também, pela sua vasta carga histórica e cultural. Dentre as etapas utilizadas neste projeto, destacam-se: a visita à exposição “Rio de samba: resistência e reinvenção”, no Museu de Arte do Rio; a utilização de aulas interdisciplinares com os professores de História e Geografia atuando como mediadores na construção do processo de ensino / aprendizagem, com o propósito da aproximação entre as diversas áreas do saber; a experimentação no Ensino de Química, no conteúdo de Eletroquímica, através da oxidação das cordas de um cavaquinho; a construção de um blog, como produto desta pesquisa, como tentativa de promover maior interatividade na troca de informações entre professor e aluno, e, desta forma, contribuir no desenvolvimento cognitivo e na formação do cidadão crítico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4023 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química; Eletroquímica; Samba; Interdisciplinaridade. | pt_BR |
Título: dc.title | A utilização do samba como motivador no Ensino de Química: A Eletroquímica através de uma abordagem interdisciplinar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O SAMBA COMO MOTIVADOR NO ENSINO DE QUÍMICA.pdf | 4.02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/575055/2/O SAMBA COMO MOTIVADOR NO ENSINO DE QUÍMICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons