MODELO ATÔMICO DIDÁTICO 3D COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-09-04T02:43:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-09-04T02:43:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL - MADpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574951-
Resumo: dc.description.abstractAs modificações nos LD seguem as necessidades da sociedade o desenvolvimento em cada período. Este estudo tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos, PPEQ, no Livro Didático de Química, LDQ, (Química 1 – Ensino Médio de Eduardo Fleury Mortimer e Andréia Horta Machado, 3ª edição, São Paulo, 2017) aprovado no PNLD 2018, para a promoção da alfabetização científica mediante elementos Indicadores de Alfabetização Científica, IAC, propostos por Pizarro (2014). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo abordando a metodologia proposta por Bardin (2011) para análise do conteúdo. Para este levantamento foi utilizado um formulário adaptando os IAC para análise do LDQ. A partir do formulário adaptado foi possível decodificar os elementos IAC e quantificá-los. Os resultados mostraram que menos de 40% dos IAC foram identificados no tópico de PPEQ, destacando-se os IAC Argumentar, Ler em Ciências e Escrever em Ciências. A partir desses resultados foi elaborada uma proposta para um Modelo Atômico Didático (MAD), 3D, interativo, de baixo custo para suprir as lacunas observadas. O MAD é uma proposta de ferramenta educacional que visa a partir dos IAC a promoção da AC através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para o estudo das PPEQ e assuntos correlatos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent845 kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectindicadores de alfabetização científica, modelos didáticos, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, ensino de química.pt_BR
Título: dc.titleMODELO ATÔMICO DIDÁTICO 3D COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseQUÍMICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOSpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas

Arquivos associados:
PRODUTO EDUCACIONAL - MAD.pdfMODELO ATÔMICO DIDÁTICO 3D844,06 kBAdobe PDF/bitstream/capes/574951/2/PRODUTO EDUCACIONAL - MAD.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons