Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, João | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-04T02:43:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-04T02:43:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL - MAD | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574951 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As modificações nos LD seguem as necessidades da sociedade o desenvolvimento em cada período. Este estudo tem como objetivo analisar a abordagem do conteúdo Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos, PPEQ, no Livro Didático de Química, LDQ, (Química 1 – Ensino Médio de Eduardo Fleury Mortimer e Andréia Horta Machado, 3ª edição, São Paulo, 2017) aprovado no PNLD 2018, para a promoção da alfabetização científica mediante elementos Indicadores de Alfabetização Científica, IAC, propostos por Pizarro (2014). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo abordando a metodologia proposta por Bardin (2011) para análise do conteúdo. Para este levantamento foi utilizado um formulário adaptando os IAC para análise do LDQ. A partir do formulário adaptado foi possível decodificar os elementos IAC e quantificá-los. Os resultados mostraram que menos de 40% dos IAC foram identificados no tópico de PPEQ, destacando-se os IAC Argumentar, Ler em Ciências e Escrever em Ciências. A partir desses resultados foi elaborada uma proposta para um Modelo Atômico Didático (MAD), 3D, interativo, de baixo custo para suprir as lacunas observadas. O MAD é uma proposta de ferramenta educacional que visa a partir dos IAC a promoção da AC através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para o estudo das PPEQ e assuntos correlatos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 845 k | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | indicadores de alfabetização científica, modelos didáticos, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, ensino de química. | pt_BR |
Título: dc.title | MODELO ATÔMICO DIDÁTICO 3D COMO PROPOSTA DE FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | QUÍMICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL - MAD.pdf | MODELO ATÔMICO DIDÁTICO 3D | 844,06 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574951/2/PRODUTO EDUCACIONAL - MAD.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons