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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Hericley | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lobato, Ana Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-03T13:01:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-03T13:01:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-Book: Práticas Educomunicativas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574885 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo do nosso estudo é investigar as mediações presentes no processo de ensino de linguagens midiáticas desenvolvido com os estudantes do 2º Ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPA Campus Breves, e analisar como elas contribuem para a formação profissional, crítica e cidadã. Os meios de comunicação apresentam elementos fundamentais aos cidadãos para a elaboração de repertórios acerca das práticas sociais. Porém, ao mesmo tempo em que apresentam informações úteis ao cotidiano, desafiam os sujeitos a realizarem uma leitura crítica dos conteúdos que consomem. Diante disso, localizada na interface entre a Educação Profissional e Tecnológica e a Educomunicação, nossa pesquisa empírica se propôs a proporcionar subsídios que dessem condições a esses estudantes de desenvolverem capacidades comunicativas e de se apropriarem de linguagens midiáticas de forma a usufruírem do direito à comunicação e à expressão. Para isso, baseados na metodologia da Pesquisa-Ação e sob os critérios essenciais dos projetos educomunicativos, realizamos uma intervenção pedagógica em sala de aula, sustentada por uma pesquisa bibliográfica e documental, que contou com coleta de dados primários a partir de entrevistas semiestruturadas, aplicação de formulários eletrônicos, preenchimento de diário de campo e realização de uma plenária de avaliação. Os dados foram analisados à luz da Teoria das Mediações Múltiplas e demonstraram que a identificação das mediações no processo de ensino se constitui em uma expressiva estratégia que pode contribuir com iniciativas pedagógicas voltadas a formação humana, crítica, cidadã e profissional dos discentes. Os resultados corroboraram com a existência de potenciais benefícios que a interface entre a EPT e a Educomunicação pode proporcionar a uma formação omnilateral, capaz de integrar a dimensão comunicacional dos discentes para dar condições a eles de desenvolverem capacidades comunicativas e de usufruírem do direito à comunicação. A pesquisa originou dois produtos: o protótipo de processo de ensino, que consiste no processo educacional desenvolvido durante a intervenção pedagógica; e o e-book “Práticas Educomunicativas na Educação Profissional e Tecnológica”, produto educacional que materializa o protótipo de processo de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,22Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Práticas Educomunicativas na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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