Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROFQUI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz Filho, Adriano de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Paula Macedo Lessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-09-02T21:02:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-09-02T21:02:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sabões e Detergentes: um tema social e ambiental para o Ensino de Química | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574863 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta sequência didática é o produto da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pode-se trabalhar esta sequência didática com estudantes das três séries do Ensino Médio. A partir da discussão dos temas gerais dos encontros, o professor aprofunda os conhecimentos necessários à formação cidadã e à formação acadêmica dos estudantes nas respectivas séries do Ensino Básico. A proposta adotada no planejamento e estruturação das atividades em cada encontro foi inspirada na metodologia para o ensino de Ciências proposta por Demétrio Delizoicov e José André Angotti. O primeiro momento é o da problematização inicial com o objetivo de investigar o que o estudante conhece sobre o assunto a ser discutido. No segundo momento realiza-se experimentos e discute-se os conceitos sobre o tema abordado. No terceiro momento os estudantes respondem a novos questionários e compara-se os resultados com os relatados no primeiro momento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,83 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sabões e detergentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três momentos pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Título: dc.title | Sabões e Detergentes: um tema social e ambiental para o Ensino de Química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto - PROFQUI.pdf | Sabões e Detergentes: um tema social e ambiental para o Ensino de Química. | 1,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574863/2/Produto - PROFQUI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons