Uma proposta de Sequência Didática para a Abordagem do Tema Metais no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Sérgio de Oliverira-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Carla Regina-
Autor(es): dc.contributor.authorMaia, Pedro Ivo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-24T01:49:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-24T01:49:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherSérgio_de_Oliveira_Freitas_Produto_Finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574367-
Resumo: dc.description.abstractEste material de apoio foi desenvolvido com o objetivo de apresentar uma abordagem diferenciada sobre o tema metais para o ensino médio. Trata-se de uma sequência didática que compreende 5 atividades, cujos títulos são apresentados a seguir: Atividade 1: O que os objetos/produtos das imagens têm em comum? Atividade 2: Como estão organizados os elementos químicos na tabela periódica? Atividade 3: Este metal é pesado? Atividade 4: De onde vem os metais? Atividade 5: Como são recicladas as latinhas de alumínio? Propõe-se que cada atividade seja realizada em no mínimo duas aulas. Como forma de despertar o interesse dos alunos para os assuntos abordados, todos os títulos foram pensados como perguntas para as quais os estudantes deveriam buscar respostas no decorrer das atividades. Na proposição da sequência de ensino, buscou-se explorar diferentes recursos didáticos. Assim, nas atividades 1 e 2 são propostas dinâmicas de grupo; na 3 propõe-se a realização de um experimento; na 4 orienta-se trabalhar com a história em quadrinhos “Wandeca e o que sai da Mina: Aventura com o Alumínio”, material educativo produzido pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), e com o vídeo do “Manual do Mundo” intitulado “Como é fabricado o alumínio?” e; na atividade 5, sugere-se o vídeo “Como funciona a reciclagem de latinhas de alumínio”, também do “Manual do Mundo”. Cabe ressaltar que procurou-se dar um destaque visual a todas as atividades pensando na inclusão de alunos com deficiência auditiva, uma vez que entendemos que a experiência visual é importante para a aprendizagem destes estudantes. A sequência de atividades proposta pode ser utilizada como material de apoio aos livros didáticos, pois permite abordar de maneira lúdica diversos componentes curriculares da química trabalhados no Ensino Médio, como: tabela periódica número atômico e número de massa, distribuição eletrônica, densidade, número de oxidação e propriedades dos materiais. Ela buscou ainda abordar a reciclagem de metais de forma a desenvolver nos alunos a consciência social e ambiental defendida pela abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Esperamos que este material seja de grande utilidade para os professores, contribuindo para que aprimorem suas práticas docentes. Também esperamos que este material possa despertar o interesse dos alunos pela química, percebendo que ela está mais próxima de suas realidades do que eles imaginam e contribua para torná-los cidadãos conscientes do seu papel no contexto social e ambiental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.954 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectmetaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttabela periódicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectraio atômicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdensidadept_BR
Título: dc.titleUma proposta de Sequência Didática para a Abordagem do Tema Metais no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons