O jogo como recurso pedagógico nas aulas de Sociologia: o Racismo em questão

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, José Ailton Marcolino da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-21T14:25:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-21T14:25:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-26-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574255-
Resumo: dc.description.abstractO referido trabalho dissertativo foi elaborado com o objetivo de fazer uma Intervenção Pedagógica nas aulas de Sociologia numa turma de 3° ano do Ensino Médio, realizada na Escola Professor Mário Sette, uma escola pública localizada no município de Caruaru – PE. Por meio dessa intervenção buscamos uma incursão sobre a prática do ensino de Sociologia no Ensino Médio no trato com a desigualdade étnica-racial e o racismo. A pesquisa teve como objeto o uso do jogo didático como uma metodologia de ensino nas aulas de Sociologia da educação básica, tendo por finalidade despertar a curiosidade, a sociabilidade e a participação ativa dos estudantes na construção do saber sociológico na sala de aula. Num primeiro momento fazemos uma análise da dimensão subjetiva da pesquisa e o lócus da mesma. No segundo momento vamos refletir sobre o ensino de Sociologia na educação básica, as relações de afinidades entre as expressões juvenis e as metodologias de ensino, o estado da arte do uso do jogo didático no ensino das Ciências Sociais e o jogo em diferentes perspectivas sociocultural. No terceiro momento, iniciamos a intervenção pedagógica com uma discussão teórica sobre as relações raciais, uma sequência didática com abordagem de conteúdos baseada no livro de Sociologia, e o fechamento através de um jogo didático com suas regras e dinâmica operacional. A experiência de aprendizagem com o uso do jogo didático na construção do saber sobre as relações raciais se propôs a refletir sobre as possibilidades de ensino e aprendizagem para além das metodologias expositivas, que fomentam saberes, impressões, atitudes e expressões sobre a dinâmica do jogo das desigualdades e discriminação racial na vida em sociedade. Pensamos que essa experiência lúdica de aprendizagem social se aplica noutros contextos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent250 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExpressões Juvenispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de Ensino de Sociologiapt_BR
Título: dc.titleO jogo como recurso pedagógico nas aulas de Sociologia: o Racismo em questãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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