Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, José Ailton Marcolino da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-21T14:25:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-21T14:25:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574255 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O referido trabalho dissertativo foi elaborado com o objetivo de fazer uma Intervenção Pedagógica nas aulas de Sociologia numa turma de 3° ano do Ensino Médio, realizada na Escola Professor Mário Sette, uma escola pública localizada no município de Caruaru – PE. Por meio dessa intervenção buscamos uma incursão sobre a prática do ensino de Sociologia no Ensino Médio no trato com a desigualdade étnica-racial e o racismo. A pesquisa teve como objeto o uso do jogo didático como uma metodologia de ensino nas aulas de Sociologia da educação básica, tendo por finalidade despertar a curiosidade, a sociabilidade e a participação ativa dos estudantes na construção do saber sociológico na sala de aula. Num primeiro momento fazemos uma análise da dimensão subjetiva da pesquisa e o lócus da mesma. No segundo momento vamos refletir sobre o ensino de Sociologia na educação básica, as relações de afinidades entre as expressões juvenis e as metodologias de ensino, o estado da arte do uso do jogo didático no ensino das Ciências Sociais e o jogo em diferentes perspectivas sociocultural. No terceiro momento, iniciamos a intervenção pedagógica com uma discussão teórica sobre as relações raciais, uma sequência didática com abordagem de conteúdos baseada no livro de Sociologia, e o fechamento através de um jogo didático com suas regras e dinâmica operacional. A experiência de aprendizagem com o uso do jogo didático na construção do saber sobre as relações raciais se propôs a refletir sobre as possibilidades de ensino e aprendizagem para além das metodologias expositivas, que fomentam saberes, impressões, atitudes e expressões sobre a dinâmica do jogo das desigualdades e discriminação racial na vida em sociedade. Pensamos que essa experiência lúdica de aprendizagem social se aplica noutros contextos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 250 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção Pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Expressões Juvenis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas de Ensino de Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | O jogo como recurso pedagógico nas aulas de Sociologia: o Racismo em questão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons