Africanidades: formação continuada para professores do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPEIXOTO, Márcia Maria Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorCAPRINI, Aldieris Braz Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-18T00:27:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-18T00:27:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-02-
identificador: dc.identifier.otherAfricanidades: formação continuada para professores do ensino fundamental - anos iniciaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574085-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa procurou investigar quais as necessidades formativas para a Educação das Relações Étnico-raciais, no campo das Africanidades brasileiras e História da África, junto aos docentes que se tornaram sujeitos de nossa pesquisa e atuam como professores regentes de classe e de áreas específicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, desenvolvemos a princípio um estudo e investigação teórico, científico e metodológico sobre as proposições que julgamos pertinentes a formação docente, bem como, utilizamos a abordagem temática das Africanidades, em especial as brasileiras. Por meio dela, discutimos de forma crítica, ações de combate ao racismo em nossa vivência escolar e em nossa prática social. Neste sentido, procuramos atender aos objetivos elencados no projeto de pesquisa por meio da sistematização da proposta formativa continuada sobre as Africanidades Brasileiras com pontuações e eixos temáticos que foram desenvolvidos no intuito de atender as demandas formativas que se aliem a Educação para as Relações Étnico-raciais, e que atuem de forma crítica, reflexiva e emancipatória. Os referenciais teóricos selecionados como arcabouço desta pesquisa incluem autores como Anderson Ribeiro Oliva, Demerval Saviani, Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, entre outros, que convergiram na perspectiva crítica e reflexiva, e contribuíram para os processos formativos de modo específico embasando as atividades de estudo e o movimento educativo nas etapas da pesquisa e da formação continuada ofertada aos professores. Serão apresentados, ainda, os percursos metodológicos da pesquisa colaborativa fundamentada no fazer docente, bem como a caracterização da formação continuada e do livreto de material educativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.073 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAfricanidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleAfricanidades: formação continuada para professores do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons