Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEIXOTO, Márcia Maria Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAPRINI, Aldieris Braz Amorim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-18T00:27:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-18T00:27:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Africanidades: formação continuada para professores do ensino fundamental - anos iniciais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574085 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa procurou investigar quais as necessidades formativas para a Educação das Relações Étnico-raciais, no campo das Africanidades brasileiras e História da África, junto aos docentes que se tornaram sujeitos de nossa pesquisa e atuam como professores regentes de classe e de áreas específicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, desenvolvemos a princípio um estudo e investigação teórico, científico e metodológico sobre as proposições que julgamos pertinentes a formação docente, bem como, utilizamos a abordagem temática das Africanidades, em especial as brasileiras. Por meio dela, discutimos de forma crítica, ações de combate ao racismo em nossa vivência escolar e em nossa prática social. Neste sentido, procuramos atender aos objetivos elencados no projeto de pesquisa por meio da sistematização da proposta formativa continuada sobre as Africanidades Brasileiras com pontuações e eixos temáticos que foram desenvolvidos no intuito de atender as demandas formativas que se aliem a Educação para as Relações Étnico-raciais, e que atuem de forma crítica, reflexiva e emancipatória. Os referenciais teóricos selecionados como arcabouço desta pesquisa incluem autores como Anderson Ribeiro Oliva, Demerval Saviani, Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, entre outros, que convergiram na perspectiva crítica e reflexiva, e contribuíram para os processos formativos de modo específico embasando as atividades de estudo e o movimento educativo nas etapas da pesquisa e da formação continuada ofertada aos professores. Serão apresentados, ainda, os percursos metodológicos da pesquisa colaborativa fundamentada no fazer docente, bem como a caracterização da formação continuada e do livreto de material educativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.073 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Africanidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da África | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | Africanidades: formação continuada para professores do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PEIXOTO, Márcia. M. S._CAPRINI, A. Braz Amorim.pdf | 3,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/574085/2/PEIXOTO, Márcia. M. S._CAPRINI, A. Braz Amorim.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons