O TEATRO DE RUA EM JANDUÍS/RN: CONSTITUINDO A IDENTIDADE DO LUGAR E MOTIVANDO UMA ABORDAGEM PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGO LOPES DA SILVA, WALLACE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-14T17:10:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-14T17:10:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherO TEATRO DE RUA EM JANDUÍS/RN: CONSTITUINDO A IDENTIDADE DO LUGAR E MOTIVANDO UMA ABORDAGEM PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573963-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa de dissertação tem como objeto de análise a prática do teatro de rua desenvolvida na cidade de Janduís/RN durante as décadas de 1980 e 1990, e sua influência para a construção de uma identidade coletiva da população local elaborada a partir de memórias individuais e coletivas. A cidade viveu um período de grandes dificuldades e graves consequências para a população do lugar no período citado anteriormente, devido a uma conjuntura política e social muito difícil, marcada por conflitos entre os governos local e estadual e por uma forte estiada. Foi nesse período que surgiu a prática teatral na cidade, agregando junto à população mais carente da cidade um discurso artístico com sensibilidade crítica para a mudança desse quadro de dificuldades vivido pelos munícipes. É sabido que se construiu uma identidade local junto à prática teatral que se perpetuou por vários anos, inclusive se ergue na cidade vários elementos que fazem referência a esse período da história local. Mas a partir da análise crítica de elementos didáticos do ensino de história nas escolas públicas da cidade, constata-se a ausência de uma abordagem sobre a história local, gerando desinteresse pela disciplia de História por parte dos estudantes do lugar. A presente pesquisa busca ainda compreender a construção e existência dos diferentes discursos históricos que são propagados ao longo dos anos na educação escolar, enfatizando a ausência dessa discussão da história local no ensino de História das escolas públicas da cidade e suas principais consequências. Apresentamos, na oportunidade, uma proposta de construção de uma exposição com a narrativa da história do teatro de rua em Janduís que possa servir como material didático para uma abordagem prática de ensino de história local.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; História local. Ensino de História. Teatro de rua. Memória. Identidade cultural.pt_BR
Título: dc.titleO TEATRO DE RUA EM JANDUÍS/RN: CONSTITUINDO A IDENTIDADE DO LUGAR E MOTIVANDO UMA ABORDAGEM PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons