Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Vanessa Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-11T20:06:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-11T20:06:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573748 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho surgiu da perspectiva de analisar as estratégias de operacionalização, (perfil docente, práticas docentes, recursos e materiais didáticos, etc.) utilizadas para que ocorra o ensino de Sociologia para alunos/as socioeducandos/as, de ambos os gêneros, de idades entre 15 a 18 anos (ou mais), que se encontram em privação de liberdade em três dos cinco Centros de Atendimento Socioeducativos (CASE) do Recife e Região Metropolitana. A presente dissertação foi elaborada com base em um artesanato intelectual, ou seja, a partir de bibliografias de vários campos científicos, documentações e legislações específicas sobre as Medidas Socioeducativas e Sistema Nacional de Socioeducação. Acreditamos que o nosso trabalho se localiza dentro das Ciências Sociais, sobre tudo, no campo da Sociologia da Educação, em específico, no campo da Sociologia Escolar. De abordagem qualitativa, caráter social e exploratória, a pesquisa também contou com a realização de entrevistas semiestruturada com professores da disciplina de Sociologia e um representante da coordenação geral dos professores em socioeducação do Estado. Como resultado principal, o estudo identificou que nenhum dos professores que leciona a disciplina nos CASEs possuem licenciatura em Ciências Sociais ou até mesmo bacharelado com alguma especialização em docência. Também constatamos a inexistência de um Currículo de Sociologia específico para alunos/as socioeducandos/as. A realidade sobre o perfil acadêmico dos docentes, a ausência de dispositivos adequados para lecionar a disciplina para o público discente, frente às adversidades do campo de atuação (sala de aula), culmina no questionamento sobre o tipo de Sociologia que está sendo lecionada. A relevância desse trabalho reside na tentativa, através das vozes dos sujeitos envolvidos diretamente com o ensino da disciplina, colaborar com uma agenda sobre o lugar da Sociologia escolar nas escolas dos CASEs-PE. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 250 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Socioeducação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docência em sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CASE | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de Sociologia nos Centros de Atendimento Socioeducativo de Recife e Região Metropolitana | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons