O Ensino de Sociologia nos Centros de Atendimento Socioeducativo de Recife e Região Metropolitana

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Vanessa Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-11T20:06:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-11T20:06:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-15-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573748-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho surgiu da perspectiva de analisar as estratégias de operacionalização, (perfil docente, práticas docentes, recursos e materiais didáticos, etc.) utilizadas para que ocorra o ensino de Sociologia para alunos/as socioeducandos/as, de ambos os gêneros, de idades entre 15 a 18 anos (ou mais), que se encontram em privação de liberdade em três dos cinco Centros de Atendimento Socioeducativos (CASE) do Recife e Região Metropolitana. A presente dissertação foi elaborada com base em um artesanato intelectual, ou seja, a partir de bibliografias de vários campos científicos, documentações e legislações específicas sobre as Medidas Socioeducativas e Sistema Nacional de Socioeducação. Acreditamos que o nosso trabalho se localiza dentro das Ciências Sociais, sobre tudo, no campo da Sociologia da Educação, em específico, no campo da Sociologia Escolar. De abordagem qualitativa, caráter social e exploratória, a pesquisa também contou com a realização de entrevistas semiestruturada com professores da disciplina de Sociologia e um representante da coordenação geral dos professores em socioeducação do Estado. Como resultado principal, o estudo identificou que nenhum dos professores que leciona a disciplina nos CASEs possuem licenciatura em Ciências Sociais ou até mesmo bacharelado com alguma especialização em docência. Também constatamos a inexistência de um Currículo de Sociologia específico para alunos/as socioeducandos/as. A realidade sobre o perfil acadêmico dos docentes, a ausência de dispositivos adequados para lecionar a disciplina para o público discente, frente às adversidades do campo de atuação (sala de aula), culmina no questionamento sobre o tipo de Sociologia que está sendo lecionada. A relevância desse trabalho reside na tentativa, através das vozes dos sujeitos envolvidos diretamente com o ensino da disciplina, colaborar com uma agenda sobre o lugar da Sociologia escolar nas escolas dos CASEs-PE.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent250 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologia escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocência em sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCASEpt_BR
Título: dc.titleO Ensino de Sociologia nos Centros de Atendimento Socioeducativo de Recife e Região Metropolitanapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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