Recomendações para a formação de professores da Educação Profissional de Nível Médio

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Stênio Severino da-
Autor(es): dc.contributor.authorWollinger, Paulo Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-08-03T17:37:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-08-03T17:37:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-03-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573254-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo principal a construção de recomendações para a formação de professores para a Educação Profissional (EP) de nível médio no Brasil. Há uma especificidade que distingue a formação de docentes para a Educação Básica, em geral, e a formação de docentes para a EP, mesmo que se considere a EP técnica de nível médio como pertencente à educação básica, especialmente quando a mesma é desenvolvida na forma integrada com o ensino médio. O grande diferencial entre um e outro profissional docente é que, essencialmente, o professor da EP deve preparar o cidadão para saber trabalhar em um contexto profissional em constante transformação, que o aguarda ao fim do curso, demandando, ainda, uma urgência não requerida ao aluno que seguirá em alguma formação da grande parte dos cursos universitários. A formação geral, humanística, não é capaz, sozinha, de suprir as demandas formativas de um futuro profissional técnico. Com base nessas generalizações, a construção da dissertação se deu por meio de pesquisa bibliográfica sobre as bases epistemológicas da EP, legislação, procedimentos didáticos e possibilidades de formação docente. Constatou-se que a EP é um “campo de estudos” próprio, isto é, conta com concepções e epistemologia específicas, didática própria, abordagens educacionais e metodologias características, constituindo, consequentemente, saberes e fazeres inerentes a um campo científico e educacional único - o campo da ciência da técnica. Como resultado, são propostos quatro itinerários formativos com a finalidade de contribuir para a formação docente da Educação Profissional de Nível Médio no Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent507 kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional de Nível Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocência na Educação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso técnicopt_BR
Título: dc.titleRecomendações para a formação de professores da Educação Profissional de Nível Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional e Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
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