Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Stênio Severino da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Wollinger, Paulo Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-08-03T17:37:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-08-03T17:37:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573254 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo principal a construção de recomendações para a formação de professores para a Educação Profissional (EP) de nível médio no Brasil. Há uma especificidade que distingue a formação de docentes para a Educação Básica, em geral, e a formação de docentes para a EP, mesmo que se considere a EP técnica de nível médio como pertencente à educação básica, especialmente quando a mesma é desenvolvida na forma integrada com o ensino médio. O grande diferencial entre um e outro profissional docente é que, essencialmente, o professor da EP deve preparar o cidadão para saber trabalhar em um contexto profissional em constante transformação, que o aguarda ao fim do curso, demandando, ainda, uma urgência não requerida ao aluno que seguirá em alguma formação da grande parte dos cursos universitários. A formação geral, humanística, não é capaz, sozinha, de suprir as demandas formativas de um futuro profissional técnico. Com base nessas generalizações, a construção da dissertação se deu por meio de pesquisa bibliográfica sobre as bases epistemológicas da EP, legislação, procedimentos didáticos e possibilidades de formação docente. Constatou-se que a EP é um “campo de estudos” próprio, isto é, conta com concepções e epistemologia específicas, didática própria, abordagens educacionais e metodologias características, constituindo, consequentemente, saberes e fazeres inerentes a um campo científico e educacional único - o campo da ciência da técnica. Como resultado, são propostos quatro itinerários formativos com a finalidade de contribuir para a formação docente da Educação Profissional de Nível Médio no Brasil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 507 k | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional de Nível Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docência na Educação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Curso técnico | pt_BR |
Título: dc.title | Recomendações para a formação de professores da Educação Profissional de Nível Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional e Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Stenio.pdf | 506,1 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573254/2/Produto Stenio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons