Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, FERNANDO CAMPOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CÔCO, DILZA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, SANDRA APARECIDA FRAGA DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-30T14:27:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-30T14:27:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_LIVRO DIGITAL_FERNANDO CAMPOS ALVES.. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573205 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os cursos de mestrados profissionais no Brasil, na área de ensino, têm como finalidade o desenvolvimento de pesquisas teórico-empíricas que possam contribuir para a qualificação do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas ou em diferentes espaços educativos. Dentre suas características principais está a necessidade das pesquisas gerarem produtos educacionais com potencial para serem compartilhados e utilizados em outros contextos. Nesse sentido, a produção desse material educativo é fruto de pesquisa desenvolvida junto ao mestrado profissional em Educação, Ciências e Matemática (Educimat), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/Cefor) e tem por objetivo apresentar algumas possibilidades didáticas para abordar, de modo introdutório, o ensino de equações com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destacamos que as proposições didáticas que integram esse livro foram experienciadas com estudantes do ensino da rede pública do município de Vitória/ES. Tais proposições estão fundamentadas na abordagem Histórico-Cultural, em diálogo com a teoria da atividade, desenvolvida por Leontiev (1978) e o conceito de atividade orientadora de ensino (AOE) elaborada por Moura (2016). Esses referenciais serão detalhados em seções seguintes e foram essenciais para o desenvolvimento de três situações desencadeadoras de aprendizagem organizadas por meio de história virtual, de um jogo e de uma situação emergente do cotidiano. Outro ponto a destacar é que esse livro constitui mais um número do conjunto das produções do Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas de Matemática (Grupem), publicadas pela editora do Ifes, Edifes. As várias publicações desse grupo têm o compromisso de dialogar com os profissionais da educação básica e contribuir para a compreensão da matemática como uma produção cultural importante para o processo de humanização de todos os sujeitos. Esperamos que esse número ofereça subsídios aos professores e ao público em geral interessados em buscar alternativas de ensino para envolver os alunos da EJA e mobilizar relações mais produtivas com o conhecimento matemático, em especial com a linguagem algébrica. 9 Para isso organizamos o livro oito seções, incluindo essa apresentação. No capítulo 1 situamos alguns aspectos da abordagem histórico-cultural e o ensino da matemática, em especial relacionadas ao conceito de atividade orientadora de ensino. No capítulo 2 abordamos o conceito de atividade orientadora de ensino, com base em formulações de Moura (2016). No capítulo 3 comentamos sobre as situações desencadeadoras de aprendizagem e a sua materialização por meio de uma história virtual do conceito, jogo ou situação emergente do cotidiano. No capítulo 4 desenvolvemos discussões sobre nexos conceituais da álgebra (fluência, variável e campo e variação) para então apresentar nos capítulos 5, 6 e 7 algumas proposições didáticas envolvendo três situações desencadeadoras de aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,12MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática. Equação. EJA. Atividade Orientadora de Ensino. | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE EQUAÇÕES: ALGUMAS PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons