Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Heloize Cristina da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Arleide Rosa da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Roberta Andressa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-28T18:42:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-28T18:42:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional- Heloize C. da Cunha | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573143 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da dissertação de mestrado de Heloize Cristina da Cunha intitulada “Formação de Professores a Partir de Práticas Educativas Experimentais num Centro de Educação Infantil” que está vinculada à linha de pesquisa Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), da Universidade Regional de Blumenau (FURB) – SC . Os conhecimentos sobre Ciências se fazem presentes em todos os níveis da Educação Básica desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. E mesmo discutindo e envolvendo as crianças em temas que remetem à conteúdos científicos, muitos professores de Pedagogia (ou Magistério) não possuem uma base curricular sólida voltada a esta área. Estes cursos apresentam muitas disciplinas voltadas à gestão da sala de aula deixando assim, pouco espaço para a ciência em disciplinas incongruentes, deficientes e sem aprofundamento (CAMPOS; CAMPOS, 2015), “mesmo tendo as disciplinas de metodologia das áreas específicas, acaba não atendendo as expectativas das docentes após a formação” complementam Missirian, Napolitano e Xavier (2017, p.8). Reforçado por essas compreensões, este material surgiu para atender os anseios das gestoras e professoras de um Centro de Educação Infantil – CEI que pretendiam implementar um laboratório de Ciências visando explorar as habilidades científicas de suas crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) a partir de práticas educativas que relacionam e conciliam os saberes voltados à educação científica em um novo espaço de investigação e aprendizagem. Para alcançar essa meta, a direção e coordenação pedagógica do CEI Augusto Koester (Blumenau/SC) buscaram uma parceria com a FURB para a formação continuada das professoras no sentido de promover a educação científica, almejando desmistificar seu papel na EI e a natureza do conhecimento científico para crianças. O conhecimento científico é importante pois faz com que haja uma compreensão de mundo, no sentido de compreender os fenômenos que ocorrem ao nosso redor, entendendo as situações que o cercam. No decorrer de sua prática profissional, os/as docentes aprimoram sua relação com a profissão e os conhecimentos ligados aos campos de experiências na EI inseridos na Base Nacional Comum Curricular – BNCC . Nesse sentido vislumbra-se a mobilização de saberes docentes que são promovidos pela realidade social, pela formação do/a professor/a ao longo de sua carreira, pelas práticas coletivas, pelas escolas que leciona, pelas disciplinas escolares, tornando-o ao mesmo tempo um “saber próprio individual” e “um componente de um gigantesco processo social de escolarização que afeta milhões de indivíduos e envolve milhares de outros trabalhadores” (TARDIF, 2013, p.16). Embora já se tenha discutido a importância da formação docente para a Educação Científica no âmbito da Educação Básica, poucos materiais de apoio ao professor ressaltam a função das práticas educativas que abordam o papel da Experimentação Investigativa na Educação Infantil. Esperamos que essa leitura inspire docentes e formadores de formadores a explorarem novos espaços e tempos nos Centros de Educação Infantil com um olhar voltado à Educação Científica, favorecendo as relações interpessoais, o acolhimento, o diálogo, as aprendizagens e as interações. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,57 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências- estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas Educativas que abordam o papel da Experimentação Investigativa na Educação Infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional- Heloize C. da Cunha.pdf | 2.58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/573143/2/Produto Educacional- Heloize C. da Cunha.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons