Práticas Educativas que abordam o papel da Experimentação Investigativa na Educação Infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Heloize Cristina da-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Arleide Rosa da-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Roberta Andressa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-28T18:42:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-28T18:42:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional- Heloize C. da Cunhapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573143-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da dissertação de mestrado de Heloize Cristina da Cunha intitulada “Formação de Professores a Partir de Práticas Educativas Experimentais num Centro de Educação Infantil” que está vinculada à linha de pesquisa Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), da Universidade Regional de Blumenau (FURB) – SC . Os conhecimentos sobre Ciências se fazem presentes em todos os níveis da Educação Básica desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. E mesmo discutindo e envolvendo as crianças em temas que remetem à conteúdos científicos, muitos professores de Pedagogia (ou Magistério) não possuem uma base curricular sólida voltada a esta área. Estes cursos apresentam muitas disciplinas voltadas à gestão da sala de aula deixando assim, pouco espaço para a ciência em disciplinas incongruentes, deficientes e sem aprofundamento (CAMPOS; CAMPOS, 2015), “mesmo tendo as disciplinas de metodologia das áreas específicas, acaba não atendendo as expectativas das docentes após a formação” complementam Missirian, Napolitano e Xavier (2017, p.8). Reforçado por essas compreensões, este material surgiu para atender os anseios das gestoras e professoras de um Centro de Educação Infantil – CEI que pretendiam implementar um laboratório de Ciências visando explorar as habilidades científicas de suas crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) a partir de práticas educativas que relacionam e conciliam os saberes voltados à educação científica em um novo espaço de investigação e aprendizagem. Para alcançar essa meta, a direção e coordenação pedagógica do CEI Augusto Koester (Blumenau/SC) buscaram uma parceria com a FURB para a formação continuada das professoras no sentido de promover a educação científica, almejando desmistificar seu papel na EI e a natureza do conhecimento científico para crianças. O conhecimento científico é importante pois faz com que haja uma compreensão de mundo, no sentido de compreender os fenômenos que ocorrem ao nosso redor, entendendo as situações que o cercam. No decorrer de sua prática profissional, os/as docentes aprimoram sua relação com a profissão e os conhecimentos ligados aos campos de experiências na EI inseridos na Base Nacional Comum Curricular – BNCC . Nesse sentido vislumbra-se a mobilização de saberes docentes que são promovidos pela realidade social, pela formação do/a professor/a ao longo de sua carreira, pelas práticas coletivas, pelas escolas que leciona, pelas disciplinas escolares, tornando-o ao mesmo tempo um “saber próprio individual” e “um componente de um gigantesco processo social de escolarização que afeta milhões de indivíduos e envolve milhares de outros trabalhadores” (TARDIF, 2013, p.16). Embora já se tenha discutido a importância da formação docente para a Educação Científica no âmbito da Educação Básica, poucos materiais de apoio ao professor ressaltam a função das práticas educativas que abordam o papel da Experimentação Investigativa na Educação Infantil. Esperamos que essa leitura inspire docentes e formadores de formadores a explorarem novos espaços e tempos nos Centros de Educação Infantil com um olhar voltado à Educação Científica, favorecendo as relações interpessoais, o acolhimento, o diálogo, as aprendizagens e as interações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,57 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de criançaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências- estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Título: dc.titlePráticas Educativas que abordam o papel da Experimentação Investigativa na Educação Infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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