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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SABATINI, Eliane De Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | HAMMES, Itamar Luís | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-29T17:37:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-29T17:37:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dispositivo para análise da materialidade do Projeto Pedagógico de Curso Técnico Integrado a EPT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573122 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto “Dispositivo para análise da materialidade do projeto pedagógico de Curso Técnico Integrado a EPT” foi elaborado a partir do desenvolvimento da pesquisa intitulada: “Pressupostos para a materialidade do Projeto Pedagógico de Curso: um estudo a partir do Curso Técnico em Cooperativismo Integrado ao Ensino Médio do IFPR – Campus Capanema”, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Campus Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense. O propósito desta investigação insere-se em uma perspectiva de estímulo à valorização e à reflexão quanto a um documento fundamental para a formação acadêmica dos estudantes, que não se restringe apenas à consulta procedimental, nem tampouco a sua exclusiva utilização como ferramenta de avaliação dos cursos. O projeto pedagógico de curso está além destas concepções, pois embasa o trabalho da equipe pedagógica, gestora e de docentes das instituições escolares, devendo estar comprometido com uma formação emancipatória dos alunos. Assim, tal documento precisa condizer com a prática realizada cotidianamente nas escolas e é neste sentido que se procurou trazer contribuições para ampliar a relação entre a sua construção e a práxis da formação discente. O referido instrumento é composto majoritariamente por questões de múltipla escolha, que versam sobre temas transversais e sobre o projeto pedagógico do curso em questão. Desta forma, neste trabalho, elaboramos um roteiro que guiará futuros pesquisadores quanto à aplicação do dispositivo em suas instituições escolares. O questionário foi construído considerando ainda alguns referenciais teóricos da área da educação, as diretrizes atinentes aos temas transversais, bem como o relatório técnico-pedagógico emitido a partir da análise do projeto pedagógico do Curso Técnico em Cooperativismo Integrado ao Ensino Médio do IFPR-Campus Capanema, além do estudo das normatizações internas da Instituição supramencionada. No que tange especificamente ao arcabouço teórico para a sua elaboração, pode-se mencionar que o produto foi elaborado especialmente com base em Dermeval Saviani; Ilma Passos Alencastro Veiga; Gaudêncio Frigotto; Maria Ciavatta e Marise Ramos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 839 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Pedagógico de Curso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Materialidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto | pt_BR |
Título: dc.title | DISPOSITIVO PARA ANÁLISE DA MATERIALIDADE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO TÉCNICO INTEGRADO A EPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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