DISPOSITIVO PARA ANÁLISE DA MATERIALIDADE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO TÉCNICO INTEGRADO A EPT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSABATINI, Eliane De Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorHAMMES, Itamar Luís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-29T17:37:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-29T17:37:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-29-
identificador: dc.identifier.otherDispositivo para análise da materialidade do Projeto Pedagógico de Curso Técnico Integrado a EPTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/573122-
Resumo: dc.description.abstractO produto “Dispositivo para análise da materialidade do projeto pedagógico de Curso Técnico Integrado a EPT” foi elaborado a partir do desenvolvimento da pesquisa intitulada: “Pressupostos para a materialidade do Projeto Pedagógico de Curso: um estudo a partir do Curso Técnico em Cooperativismo Integrado ao Ensino Médio do IFPR – Campus Capanema”, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Campus Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense. O propósito desta investigação insere-se em uma perspectiva de estímulo à valorização e à reflexão quanto a um documento fundamental para a formação acadêmica dos estudantes, que não se restringe apenas à consulta procedimental, nem tampouco a sua exclusiva utilização como ferramenta de avaliação dos cursos. O projeto pedagógico de curso está além destas concepções, pois embasa o trabalho da equipe pedagógica, gestora e de docentes das instituições escolares, devendo estar comprometido com uma formação emancipatória dos alunos. Assim, tal documento precisa condizer com a prática realizada cotidianamente nas escolas e é neste sentido que se procurou trazer contribuições para ampliar a relação entre a sua construção e a práxis da formação discente. O referido instrumento é composto majoritariamente por questões de múltipla escolha, que versam sobre temas transversais e sobre o projeto pedagógico do curso em questão. Desta forma, neste trabalho, elaboramos um roteiro que guiará futuros pesquisadores quanto à aplicação do dispositivo em suas instituições escolares. O questionário foi construído considerando ainda alguns referenciais teóricos da área da educação, as diretrizes atinentes aos temas transversais, bem como o relatório técnico-pedagógico emitido a partir da análise do projeto pedagógico do Curso Técnico em Cooperativismo Integrado ao Ensino Médio do IFPR-Campus Capanema, além do estudo das normatizações internas da Instituição supramencionada. No que tange especificamente ao arcabouço teórico para a sua elaboração, pode-se mencionar que o produto foi elaborado especialmente com base em Dermeval Saviani; Ilma Passos Alencastro Veiga; Gaudêncio Frigotto; Maria Ciavatta e Marise Ramos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent839 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Pedagógico de Cursopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterialidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdutopt_BR
Título: dc.titleDISPOSITIVO PARA ANÁLISE DA MATERIALIDADE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO TÉCNICO INTEGRADO A EPTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons