Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, ANA CRISTINA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MACHADO, VITOR | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-22T19:20:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-22T19:20:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | O CAMPO E A CIDADE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572941 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente proposta se constitui um objeto digital de aprendizagem, realizado especificamente para um conteúdo “O Campo e a Cidade: aproximações e diferenças” referente ao currículo do 3º ano do Ensino Fundamental. Buscamos investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de alimentos, etc.), e discutir problemas provocados por esses usos. objetivo a construção desse objeto digital de aprendizagem intitulado “O campo e a cidade”. Essa pesquisa esta fundamentada nos ideais da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI), enquanto didática para prática docente e visa contribuir apoiando a prática de professores de modo a favorecer o desenvolvimento e a autonomia da criança na compreensão do mundo que a cerca e para interpretar as situações vivenciadas no cotidiano, na valorização e fortalecimento da identidade dos habitantes do meio rural, seu modo de vida e trabalho. Buscamos proporcionar a eles a apropriação do conceito de Campo e Cidade, como dois fenômenos complementares. Discuti a importância do consumo consciente da água no campo e na cidade, em casa e na escola, por meio de práticas educativas sistemáticas que levaram os alunos a refletirem criticamente e a participarem ativamente do processo de ensino e aprendizagem em prol da transformação social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,2 Mega | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PPT-PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças Assentadas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material Didático | pt_BR |
Título: dc.title | O CAMPO E A CIDADE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História e Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
sequencia-didatica---o-campo-e-a-cidade.pdf | Sequência Didática | 3,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572941/2/sequencia-didatica---o-campo-e-a-cidade.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons