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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Bruno Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-22T17:48:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-22T17:48:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | O FUNDAMENTAL II E O TEMPO: PROBLEMAS E APLICAÇÃO EM SALA DE AULA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572933 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Questões ligadas ao tempo e à temporalidade permeiam o pensamento de filósofos e historiadores desde longa data. No que concerne ao Ensino de História, esta preocupação se descortina tanto em trabalhos recentes da historiografia, quanto nas legislações vigentes no Brasil. Acredita-se que o tempo seja um conceito fundamental para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de História em qualquer etapa escolar. Assim, este trabalho tem por objetivo mensurar o quanto os alunos e alunas apreendem sobre o conceito de tempo e os meios pelos quais podemos estimular ainda mais este conhecimento. Para tanto, foi tomado como percurso teórico-metodológico os mais relevantes conceitos acerca da Cultura Escolar. Para isso, foi utilizado rigoroso método qualitativo a fim de levantar a documentação necessária para a análise, que foi respaldada por historiografias ligadas ao tempo, à Cultura Escolar e ao Ensino de História. Após o exame dos resultados, foram propostos planos de aula, os quais tiveram o intuito de elevar o nível de assimilação do conteúdo estudado. Considerando a legislação, o Ensino de História e a historiografia contemporânea sobre o tempo no Ensino Fundamental II, esta pesquisa pretende corroborar para a melhoria dos métodos empregados em sala de aula para o Ensino de História e para o aprendizado do conceito de tempo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1881 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Temporalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental II | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Título: dc.title | O FUNDAMENTAL II E O TEMPO: PROBLEMAS E APLICAÇÃO EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Bruno Freitas Oliveira_Turma 2016.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572933/2/Bruno Freitas Oliveira_Turma 2016.pdfDownload |
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