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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | JONATHAN, DE FRANÇA PEREIRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-16T18:21:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-16T18:21:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572648 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Desde a década de 1970 até a atualidade, podemos acompanhar uma emergência efervescente da identidade étnica indígena, através de mobilizações pelo reconhecimento de seus territórios, de seus direitos e de suas especificidades culturais. Dentre os diversos povos originários do Brasil estão os Potiguara, cuja maior parte habita atualmente na Paraíba (mais especificamente nos municípios da Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto). Este estudo tem como objetivo apresentar possibilidades de abordagens sobre o ensino da história dos povos indígenas em salas de aula da Educação Básica. A partir dessa perspectiva, buscamos oferecer subsídios para transformar representações e estereótipos cristalizados sobre estes grupos, bem como apresentar reflexões sobre os processos de constituição das identidades indígenas, especialmente entre os Potiguara na Paraíba, compreendidas como resultado de escolhas em contextos históricos, políticos e sociais específicos. Como fio condutor de nossa dissertação, apresentamos os resultados de entrevistas e diálogos colaborativos realizados com uma intelectual e militante potiguara, sua trajetória de vida e atividade como educadora. Apresentamos também subsídios pedagógicos para uma abordagem da temática indígena em sala de aula desde uma perspectiva intercultural e descolonizada. Para demonstrar a aplicabilidade de algumas dessas propostas são expostos relatos de experiências e análises de situações educativas relacionadas à temática indígena realizadas em uma escola regular na cidade de João Pessoa/PB. Como desdobramento desta pesquisa, produzimos um vídeo que servirá como suporte didático para professores, alunos e interessados em compreender e refletir sobre o fortalecimento das identidades étnicas indígenas no século XXI. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Povos indígenas; Ensino de História; Educação Básica; Potiguara; Vídeo indígena. | pt_BR |
| Título: dc.title | POVOS INDÍGENAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: RELAÇÕES ENTRE A HISTÓRIA PENSADA E A HISTÓRIA VIVIDA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Verso_Final_Jonathan_Reparado_Ficha.pdf | texto | 3,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572648/2/Verso_Final_Jonathan_Reparado_Ficha.pdfDownload |
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