Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Nazaré do Socorro Moraes; Nunes, José Messildo Viana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-16T14:34:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-16T14:34:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2017_Produto Educacional_Nazaré do Socorro Moraes da Silva | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572627 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caro professor, este trabalho configura-se em uma sequência didática, que foi desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com o propósito de favorecer a noção de conceitos referentes a grandezas e medidas, em particular, medida de comprimento. Tal sequência, corresponde a um produto educacional denominado Sequência didática para o ensino de medida de comprimento. A partir da validação desta sequência didática constatamos que propor atividades associando a história da matemática, com a articulação de três quadros referentes a noção de comprimento, pode favorecer o ensino de medida de comprimento, bem como, a noção de grandeza, de medir, de medida, de conversão de unidades de medida e a de constituição do sistema métrico decimal. Por outro lado, apontamos que esta sequência também pode ser ampliada e trabalhada com alunos tanto dos anos iniciais como finais do Ensino Fundamental com as devidas adequações em relação ao nível escolar da turma. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 978 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática, Ensino, Medida de Comprimento | - |
Título: dc.title | Sequência didática para o ensino de medida de comprimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2017_Produto Educacional - Nazaré do Socorro Moraes da Silva.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572627/2/2017_Produto Educacional - Nazaré do Socorro Moraes da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons