Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Anne Christine Colaço Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ProfSocio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-16T14:50:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-16T14:50:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE , ANNE CHRISTINE COLAÇO LIMA FERNANDES, DISSERTAÇÃO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572618 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente intervenção pedagógica visa instrumentalizar as canções de forró, veiculadas na região Nordeste do Brasil, como meio de propiciar debates relativos às questões de gênero, tendo como método de trabalho o grupo focal. Fizemos 6 experiências de grupo focal com jovens com idades entre 15 a 18 anos, todos estudantes do ensino médio no Instituto Federal de Campina Grande. As peças musicais utilizadas como meio para facilitar o debate foram previamente escolhidas, visando desenvolver uma reflexão sobre os modelos de masculino e feminino transmitidos nestas músicas e como as relações de gênero são colocadas nas letras dessas músicas. As falas e gestos dos jovens participantes do grupo focal, entre outras, nos permitiram concluir que as canções evidenciam relações entre homens e mulheres permeadas por manifestações de gênero e poder, que moldam comportamentos e práticas sexuais que são reproduzidas no cotidiano desses jovens, reforçando relações hierárquicas e assimétricas. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1.301KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupo focal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Título: dc.title | MÚSICA E GÊNERO: o uso do grupo focal como instrumento de formação humana de jovens do ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons