Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Fábio Mariano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Goulart, Silvia Moreira (Ori.) | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-15T16:01:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-15T16:01:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO FINAL Fábio Mariano Pereira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572564 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho é o resultado de uma pesquisa, onde investigou-se o conhecimento e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) acessíveis aos professores do Ensino Médio pertencentes ao NTE-5, da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), onde o pesquisador ocupava a função de mediador pedagógico. Apesar das sucessivas capacitações oferecidas pela SEEDUC-RJ e do acompanhamento do mediador pedagógico, a maioria desses professores não aplicava no seu cotidiano os conhecimentos adquiridos. Então, surgiram algumas perguntas: Será acomodação ou resistência ao desconhecido? O que será que leva um professor a, aparentemente, acomodar-se dessa forma? E quanto aos dirigentes escolares? Não parece haver um esforço no sentido de colaborar de alguma forma para que as práticas pedagógicas se renovem. Quais são as razões para esse aparente descaso? Essa pesquisa teve como objetivos: identificar a raiz do problema da aparente resistência dos professores regentes das Unidades Escolares, atendidas pelo pesquisador, quanto ao emprego de Recursos Tecnológicos e de TDIC acessíveis e oferecer subsídios para uma transformação de suas práticas pedagógicas. A fim de delimitar o objeto de estudo, focalizou-se o uso da lousa digital, que resultou na construção do minicurso aqui apresentado. A partir da análise dos dados brutos e do levantamento bibliográfico e documental pertinente nessa pesquisa, concluiu-se que os professores observados apresentam resistência não ao emprego das TDIC propriamente; mas sim, porque avaliam a viabilidade desse emprego ante as condições e oportunidades que lhes são dadas; fato este que os levam a buscar essa mudança de práxis, porém de forma muito cautelosa, cuidadosa, e criteriosa. Além disso, esses professores não estão acomodados, como suspeitou-se. Eles precisam desenvolver confiança no sistema educacional para que este lhes forneça subsídios que possibilitem o não comprometimento da qualidade de suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 750 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Digital de Informação e Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lousa Digital | pt_BR |
Título: dc.title | UM NOVO OLHAR REFERENTE À INSERÇÃO DA LOUSA DIGITAL NO PLANEJAMENTO ESCOLAR, SENDO UTILIZADA COMO VEÍCULO PARA MUDANÇA DE PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO FINAL Fábio Mariano Pereira.pdf | 749,8 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572564/2/PRODUTO FINAL Fábio Mariano Pereira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons