UM NOVO OLHAR REFERENTE À INSERÇÃO DA LOUSA DIGITAL NO PLANEJAMENTO ESCOLAR, SENDO UTILIZADA COMO VEÍCULO PARA MUDANÇA DE PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Fábio Mariano-
Autor(es): dc.contributor.authorGoulart, Silvia Moreira (Ori.)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-15T16:01:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-15T16:01:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO FINAL Fábio Mariano Pereirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572564-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho é o resultado de uma pesquisa, onde investigou-se o conhecimento e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) acessíveis aos professores do Ensino Médio pertencentes ao NTE-5, da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), onde o pesquisador ocupava a função de mediador pedagógico. Apesar das sucessivas capacitações oferecidas pela SEEDUC-RJ e do acompanhamento do mediador pedagógico, a maioria desses professores não aplicava no seu cotidiano os conhecimentos adquiridos. Então, surgiram algumas perguntas: Será acomodação ou resistência ao desconhecido? O que será que leva um professor a, aparentemente, acomodar-se dessa forma? E quanto aos dirigentes escolares? Não parece haver um esforço no sentido de colaborar de alguma forma para que as práticas pedagógicas se renovem. Quais são as razões para esse aparente descaso? Essa pesquisa teve como objetivos: identificar a raiz do problema da aparente resistência dos professores regentes das Unidades Escolares, atendidas pelo pesquisador, quanto ao emprego de Recursos Tecnológicos e de TDIC acessíveis e oferecer subsídios para uma transformação de suas práticas pedagógicas. A fim de delimitar o objeto de estudo, focalizou-se o uso da lousa digital, que resultou na construção do minicurso aqui apresentado. A partir da análise dos dados brutos e do levantamento bibliográfico e documental pertinente nessa pesquisa, concluiu-se que os professores observados apresentam resistência não ao emprego das TDIC propriamente; mas sim, porque avaliam a viabilidade desse emprego ante as condições e oportunidades que lhes são dadas; fato este que os levam a buscar essa mudança de práxis, porém de forma muito cautelosa, cuidadosa, e criteriosa. Além disso, esses professores não estão acomodados, como suspeitou-se. Eles precisam desenvolver confiança no sistema educacional para que este lhes forneça subsídios que possibilitem o não comprometimento da qualidade de suas práticas pedagógicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent750 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia Digital de Informação e Comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLousa Digitalpt_BR
Título: dc.titleUM NOVO OLHAR REFERENTE À INSERÇÃO DA LOUSA DIGITAL NO PLANEJAMENTO ESCOLAR, SENDO UTILIZADA COMO VEÍCULO PARA MUDANÇA DE PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
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