Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | HENCKER, CÍNTIA Cíntia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOBINO, Maria das Graças Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-13T21:04:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-13T21:04:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | MPCM_PRODUTO EDUCACIONAL_LIVRO DIGITAL_CÍNTIA HENCKER_TURMA 2016 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572450 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book foi produzido a partir das discussões e dos apontamentos apresentados durante a construção da dissertação apresentada ao curso de mestrado profissional do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), intitulada “Educação e ambiente: formação de conselheiros ambientais para enraizamento da política municipal de educação ambiental em Vitória/ES. Seu objetivo principal foi o de investigar a fundamentação teórico-prática da Educação Ambiental adotada pelos Conselheiros de Educação e de Meio Ambiente do Município de Vitória. Com vistas a contribuir para a institucionalização das Políticas de Educação Ambiental (EA), a partir de processos formativos que possibilitem reflexões/ações para a implementação da concepção do ambiente em sua totalidade, tendo a EA como política pública integradora entre educação e meio ambiente. Decorrente desta pesquisa e com base numa vertente teórico-metodológica crítico-reflexiva, foram desenvolvidas oficinas adaptadas do movimento Coletivo Educador Ambiental de Vitória (detalhado no corpo deste produto) com vistas a aplicar ou promover um processo formativo junto aos conselheiros municipais de Meio Ambiente e de Educação da capital do Espírito Santo. Tal formação teve o propósito de re/conhecer a cidade pela qual esses representantes decidem. Principalmente no que concerne os processos socioambientais que impactam a todos através do Coletivo no âmbito do respectivo Conselho Municipal, em conformidade com o marco legal vigente. Após as análises realizadas é possível identificar nuances que, numa vertente crítica, potencializem a participação de todos os cidadãos que habitam o território. Dessa forma, este material pode ser utilizado como ponto de partida na institucionalização da Educação Ambiental como política pública da maior relevância para as mudanças que o século XXI exige. Pode, portanto, ser direcionado às secretarias municipais e estaduais, tanto de Educação e Meio Ambiente, como demais setores governamentais, além de apresentar elevado potencial para o conhecimento e apropriação dos espaços educativos não formais da cidade ou do campo como espaço público de direito. Assim, também, pode ser adaptada aos espaços comunitários com vistas a contribuir no processo formativo de cidadania de seus participantes, uma vez que a metodologia adotada se baseia, na medida do possível, em explicitar as contradições da realidade local e, a partir disso, contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do senso de pertencimento, através da participação para o fortalecimento da democracia. Doutra maneira, este material é mais um passo no fortalecimento da Educação Ambiental Crítica em Vitória. Assim, certos de que o conhecimento se transforma ao mesmo tempo que transforma, as afirmações aqui contidas estão abertas a críticas, contestações e sugestões. Boa leitura! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,25 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental Emancipatória. Formação de Conselheiros Ambientais. Ambiente-Totalidade. Participação. Cidadania. | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons