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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Faco, Hugo Fernando do Couto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-07-11T17:47:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-07-11T17:47:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produção cultural midiática e a construção de identidades negras – uma análise de produções infanto-juvenis (Malhação 1999 e 2010) da Rede Globo de TV e proposta de produto final para ser aplicada em sala de aula. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572403 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalhou buscou analisar como são representadas as identidades negras em duas temporadas da telenovela Malhação (1999 e 2010) voltadas ao público infanto-juvenil, analisando mudanças e permanências sobre as representações que permeiam tais identidades. Mensurou-se quantitativa e qualitativamente os personagens negros presentes nas duas tramas, possibilitando comparar mudanças e permanências por meio desses personagens que as compõem, em como o tempo de atuação, o número de personagens negros e as histórias com as quais estão envolvidos. Observou-se poucas mudanças quanto a uma representação positiva sobre as identidades negras nas fontes analisadas. O tempo de atuação desses personagens negros dobrou, todavia, ainda inferior ao tempo destinado aos personagens brancos. Tal mudança se deu a partir do protagonismo negro na luta por uma representação positiva. Quanto ao número de personagens negros observou-se uma queda. As histórias com as quais envolvem os personagens negros são sempre paralelas à trama principal e com papéis de subserviência, permanecendo afastados do papel de protagonistas. A abordagem e denúncia do racismo estão presentes nas duas temporadas, registrando maior atuação na de 1999. Os personagens negros ainda são caracterizados como tutelados pelos personagens brancos quando uma prática de racismo é cometida. A partir desta análise, sete sequências didáticas foram elaboradas, dando origem a um projeto para se trabalhar no ensino médio sobre a representação das identidades negras em produtos culturais, levando os alunos a problematizarem esses produtos presentes no seu cotidiano, de modo a valorizar a diversidade, bem como desconstruir estereótipos sobre a cultura e a história africana e afro-brasileira por meio de pesquisas, produção e análise de dados, debates, leitura de textos e produção audiovisual. Tais atividades possibilitaram aos alunos participarem da produção do conhecimento, utilizando-se de ferramentas próximas da sua realidade, como redes sociais, celulares e computadores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 247 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Afro-brasileira | pt_BR |
Título: dc.title | Produção cultural midiática e a construção de identidades negras – uma análise de produções infanto-juvenis (Malhação 1999 e 2010) da Rede Globo de TV e proposta de produto final para ser aplicada em sala de aula. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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hugo fernando do couto faco.pdf | 3,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/572403/2/hugo fernando do couto faco.pdfDownload |
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