Produção cultural midiática e a construção de identidades negras – uma análise de produções infanto-juvenis (Malhação 1999 e 2010) da Rede Globo de TV e proposta de produto final para ser aplicada em sala de aula.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFaco, Hugo Fernando do Couto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-07-11T17:47:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-07-11T17:47:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherProdução cultural midiática e a construção de identidades negras – uma análise de produções infanto-juvenis (Malhação 1999 e 2010) da Rede Globo de TV e proposta de produto final para ser aplicada em sala de aula.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572403-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalhou buscou analisar como são representadas as identidades negras em duas temporadas da telenovela Malhação (1999 e 2010) voltadas ao público infanto-juvenil, analisando mudanças e permanências sobre as representações que permeiam tais identidades. Mensurou-se quantitativa e qualitativamente os personagens negros presentes nas duas tramas, possibilitando comparar mudanças e permanências por meio desses personagens que as compõem, em como o tempo de atuação, o número de personagens negros e as histórias com as quais estão envolvidos. Observou-se poucas mudanças quanto a uma representação positiva sobre as identidades negras nas fontes analisadas. O tempo de atuação desses personagens negros dobrou, todavia, ainda inferior ao tempo destinado aos personagens brancos. Tal mudança se deu a partir do protagonismo negro na luta por uma representação positiva. Quanto ao número de personagens negros observou-se uma queda. As histórias com as quais envolvem os personagens negros são sempre paralelas à trama principal e com papéis de subserviência, permanecendo afastados do papel de protagonistas. A abordagem e denúncia do racismo estão presentes nas duas temporadas, registrando maior atuação na de 1999. Os personagens negros ainda são caracterizados como tutelados pelos personagens brancos quando uma prática de racismo é cometida. A partir desta análise, sete sequências didáticas foram elaboradas, dando origem a um projeto para se trabalhar no ensino médio sobre a representação das identidades negras em produtos culturais, levando os alunos a problematizarem esses produtos presentes no seu cotidiano, de modo a valorizar a diversidade, bem como desconstruir estereótipos sobre a cultura e a história africana e afro-brasileira por meio de pesquisas, produção e análise de dados, debates, leitura de textos e produção audiovisual. Tais atividades possibilitaram aos alunos participarem da produção do conhecimento, utilizando-se de ferramentas próximas da sua realidade, como redes sociais, celulares e computadores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent247 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMídiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAfro-brasileirapt_BR
Título: dc.titleProdução cultural midiática e a construção de identidades negras – uma análise de produções infanto-juvenis (Malhação 1999 e 2010) da Rede Globo de TV e proposta de produto final para ser aplicada em sala de aula.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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