A INCLUSÃO ESCOLAR DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PRÁXIS INCLUSIVA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EDUCACIONAL

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Fernanda Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Francisco Adelton Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Álvaro Itaúna Schalcher-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-16T21:28:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-16T21:28:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-27-
identificador: dc.identifier.otherA INCLUSÃO ESCOLAR DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PRÁXIS INCLUSIVA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571465-
Resumo: dc.description.abstractPráticas inclusivas para pessoas com deficiência física em espaços formais de aprendizagem contribuem para a melhoria no desenvolvimento e adaptação educacional desse público. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), as ações de inclusão também auxiliam na formação profissional dos discentes, aumentando as possibilidades de colocação no mundo do trabalho. Para que os discentes com deficiência possam usufruir de seus direitos e reivindicá-los quando não são executados, conhecer as práticas inclusivas do lugar em que estão inseridos é fundamental para a construção da cidadania, refletindo em uma formação humana educacional e profissional, com autonomia e independência. Assim, o presente trabalho tem como objeto de estudo a investigação e divulgação das práticas inclusivas e dos direitos para discentes com deficiência física da EPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus São Luís Monte Castelo, tema escolhido após investigações iniciais sobre a inclusão no Campus que identificaram uma lacuna no processo de disponibilização de informações e direitos nos canais de comunicação à comunidade escolar. A partir desse problema, questionamentos centrais foram criados para nortearem o desenvolvimento da pesquisa, buscando responder quais eram as práticas inclusivas e os direitos destes discentes; o que o Campus realiza na práxis, considerando as principais legislações e estudos; qual o conhecimento dos discentes sobre essas informações; e qual a percepção que possuem sobre tê-las disponibilizadas. A pesquisa foi realizada na área de Ensino, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e teve como objetivo geral, o desenvolvimento do Produto Educacional, o Aplicativo Educacional intitulado IncluIFMA, de orientação, auxílio e informação sobre as práticas inclusivas para discentes com deficiência física e seus direitos relacionados à inclusão no Campus. Sendo a pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos como método o Materialismo Histórico - Dialético, adotando procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a coleta de dados, o instrumento empregado foi questionário ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do IFMA Campus São Luís Monte Castelo, e aos discentes com deficiência física dos cursos técnicos do Campus cadastrados no NAPNE. Após a criação do conteúdo, o Aplicativo Educacional, foi desenvolvido, disponibilizado para download e aplicado aos sujeitos investigados na pesquisa, utilizando pós-questionários para avaliá-lo. Os resultados indicaram que o IncluIFMA cumpre seu objetivo, demonstrando sua aplicabilidade como instrumento que ficará disponível para ser utilizado e fazer parte das ações do espaço formal de aprendizagem, sendo uma prática inclusiva de auxílio ao NAPNE que possibilita aos discentes com deficiência física, o acesso a informações sobre as possibilidades de práticas que contribuem para a melhoria do ensino, do aprendizado e da formação humana inclusiva e profissional tecnológica para o mundo do trabalho, na perspectiva de uma práxis emancipadora e transformadora de realidades excludentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,3 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas inclusivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleA INCLUSÃO ESCOLAR DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PRÁXIS INCLUSIVA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EDUCACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissioanal e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
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