Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARMO, ALLAN MIRANDA DO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-11T17:26:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-11T17:26:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | O GEOGEBRA PERMEANDO O ENSINO DE VOLUME DE SÓLIDOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571247 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho realizou uma pesquisa sobre o ensino e aprendizagem de sólidos no Ensino Médio, com discentes do 3º ano do ensino médio em uma escola localizada no Bairro Souza, município de Belém, estado de Pará. A metodologia tem uma abordagem qualitativa utilizando como base a Engenharia Didática dividida em sessões: a primeira, denominada Análises Prévias, traz os resultados de uma revisão de estudos sobre o ensino do volume de sólidos, fundamentação matemática do volume de sólidos, aspectos históricos da geometria, e os resultados de um questionário aplicado junto a 86 (oitenta e seis) alunos da segunda e terceira série do ensino médio da rede pública; na segunda sessão, Análise a Priori, contendo, o ensino de matemática por software e a produção de uma sequência didática para o ensino de volume de sólidos, as atividades contidas na sequencia didática foram construídas, de acordo com o que presumimos como seriam as reações dos alunos no ato da aplicação do conjunto de atividades; a terceira sessão, corresponde a fase de Experimentação, onde pretendemos utilizar como ferramentas de coleta de análise durante os encontros que acontecerão nessa fase, bloco de anotações ; e por fim, a quarta sessão, consiste nas Análises a Posteriori e Validação, onde iremos destacar a observação dos dados obteremos para validar nossa sequência didática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3243 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sólidos | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação: O GEOGEBRA PERMEANDO O ENSINO DE VOLUME DE SÓLIDOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALLAN MIRANDA DO CARMO .pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/571247/1/ALLAN MIRANDA DO CARMO .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: