Dissertação: O ensino de relações métricas no triângulo retângulo por meio de atividades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Anderson Portal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-11T15:10:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-11T15:10:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-02-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de relações métricas no triângulo retângulo por meio de atividadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571244-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo Avaliar os efeitos de uma sequência didática, diferente da tradicional, por meio de atividades estruturadas, tem no ensino de relações métricas no triângulo retângulo no 9º ano do ensino fundamental. Para alcançar este objetivo utilizou-se a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, mais especificamente a Engenharia Didática de segunda geração desenvolvida em quatro etapas. Inicialmente foram feitas as análises prévias, primeira etapa da pesquisa, composta pelos aspectos históricos das relações métricas no triângulo retângulo; uma revisão de estudos sobre o tema; a consulta a discentes do 9º ano do Ensino Fundamental sobre o processo de ensinoaprendizagem desse conteúdo. A segunda etapa da pesquisa, concepção e análise a priori, apresenta os dados produzidos a uma consulta, feita por meio de um teste, aos discentes egressos do ensino fundamental sobre o processo de ensino-aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo e uma sequência didática para o ensino dessas relações. A terceira etapa da pesquisa, experimentação, foi realizada em uma escola pública estadual do distrito de mosqueiro em Belém/PA com 22 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A última etapa da pesquisa, análise a posteriori e validação, foi destinada a análise dos resultados obtidos durante a experimentação; ao tratamento estatístico dos dados obtidos, por meio da comparação percentual dos resultados dos testes, análise dos tipos de erros ocorridos nos testes, do coeficiente de correlação linear de Pearson e do teste de hipótese. A validação dos resultados foi realizada pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a priori e a posteriori. Os resultados da comparação apontam para um aumento considerável na notas do pós-teste; o teste de hipótese comprovou estatisticamente este aumento e nenhum dos fatores socioeconômicos interferiu nos resultados obtidos, levando-se a concluir que a metodologia de ensino aplicada teve efeito satisfatório, e consequente melhora significativa no desempenho dos discentes na resolução de problemas envolvendo as relações métricas no triângulo retângulo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4966pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Métricas no Triângulo Retângulopt_BR
Título: dc.titleDissertação: O ensino de relações métricas no triângulo retângulo por meio de atividadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais