Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marin, Glaucia Rosely Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vinholi Junior, Airton José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-10T00:22:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-10T00:22:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Estratégias didáticas: o estudante protagonista no processo de ensino-aprendizagem de sistemas sanguíneos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571092 | - |
Resumo: dc.description.abstract | “Estratégias didáticas: o estudante protagonista no processo de ensino-aprendizagem de sistemas sanguíneos” apresenta a sequência de ensino aplicada aos alunos da Educação Profissional de uma escola pública estadual de Mato Grosso do Sul e se constitui em uma ferramenta colaboradora das práticas docentes para aprendizagem significativa dos conteúdos de Genética, mais especificamente dos sistemas sanguíneos. O material instrucional foi elaborado, subsidiado pelo referencial teórico-metodológico da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e desenvolvido em sala, nas aulas de Biologia e das disciplinas técnicas de uma turma de 3º ano do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, retratando uma proposta dinâmica, interdisciplinar e eficaz na contribuição do processo de construção do saber. Sendo assim, todo o aporte teórico, bem como as discussões e considerações oriundas da análise dos dados coletados a partir da aplicação do material didático encontram-se na dissertação “Uma sequência didática com a proposta de construção de jogos digitais em genética fundamentada na teoria da aprendizagem significativa”, de mesma autoria. Reitera-se que, o produto educacional desenvolvido não deve ser considerado um manual estático, mas uma sugestão de atividades diversificadas, compiladas e experimentadas no contexto da pesquisa com enfoque na importância do desenvolvimento da proatividade do estudante e que pode, portanto, serem facilmente remodeladas e ressignificadas de acordo com cada realidade educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.188 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Genética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas sanguíneos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
Título: dc.title | Estratégias didáticas: o estudante protagonista no processo de ensino-aprendizagem de sistemas sanguíneos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Estratégias didáticas o estudante protagonista no processo de ensino e aprendizagem de sistemas sanguineos.pdf | Estratégias didáticas: o estudante protagonista no processo de ensino e aprendizagem de sistemas sanguíneos | 1,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/571092/1/Estratégias didáticas o estudante protagonista no processo de ensino e aprendizagem de sistemas sanguineos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: