Estratégias didáticas: o estudante protagonista no processo de ensino-aprendizagem de sistemas sanguíneos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarin, Glaucia Rosely Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorVinholi Junior, Airton José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-10T00:22:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-10T00:22:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherEstratégias didáticas: o estudante protagonista no processo de ensino-aprendizagem de sistemas sanguíneospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571092-
Resumo: dc.description.abstract“Estratégias didáticas: o estudante protagonista no processo de ensino-aprendizagem de sistemas sanguíneos” apresenta a sequência de ensino aplicada aos alunos da Educação Profissional de uma escola pública estadual de Mato Grosso do Sul e se constitui em uma ferramenta colaboradora das práticas docentes para aprendizagem significativa dos conteúdos de Genética, mais especificamente dos sistemas sanguíneos. O material instrucional foi elaborado, subsidiado pelo referencial teórico-metodológico da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e desenvolvido em sala, nas aulas de Biologia e das disciplinas técnicas de uma turma de 3º ano do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, retratando uma proposta dinâmica, interdisciplinar e eficaz na contribuição do processo de construção do saber. Sendo assim, todo o aporte teórico, bem como as discussões e considerações oriundas da análise dos dados coletados a partir da aplicação do material didático encontram-se na dissertação “Uma sequência didática com a proposta de construção de jogos digitais em genética fundamentada na teoria da aprendizagem significativa”, de mesma autoria. Reitera-se que, o produto educacional desenvolvido não deve ser considerado um manual estático, mas uma sugestão de atividades diversificadas, compiladas e experimentadas no contexto da pesquisa com enfoque na importância do desenvolvimento da proatividade do estudante e que pode, portanto, serem facilmente remodeladas e ressignificadas de acordo com cada realidade educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.188 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Genéticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSistemas sanguíneospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMapas conceituaispt_BR
Título: dc.titleEstratégias didáticas: o estudante protagonista no processo de ensino-aprendizagem de sistemas sanguíneospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos