NÚMERO ÁUREO E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS: A MATEMÁTICA NA MÚSICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Universidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHenschel, Christian James-
Autor(es): dc.contributor.authorBaier, Tânia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-07T13:21:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-07T13:21:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherPE Christian James Henschel 1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570964-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno foi desenvolvido a partir da dissertação de mestrado “Número Áureo e Progressões Geométricas: A Matemática na Música” disponível em bu.furb.br/consulta. Neste caderno estão descritas as atividades de duas oficinas: - A Oficina I aborda a relação da música com a razão áurea por meio de sonatas compostas por Wolfgang Amadeus Mozart; - A Oficina II que enfoca as progressões geométricas presentes na determinação da posição dos trastes de um instrumento musical de cordas igualmente temperado e em frequências sonoras. Inicialmente aborda-se aspectos históricos; em seguida é apresentada a fundamentação teórica sobre a presença da razão áurea em partituras musicais, enfatizando ligações entre escalas musicais ocidentais com progressões geométricas. A razão áurea apresenta aspectos estéticos que estão contidos no pentagrama estrelado, por exemplo, e apresenta-se em elementos da natureza, na arquitetura e, também, na composição musical. A progressão geométrica é toda a sequência de números (não-nulos) em que é constante o quociente da divisão de cada termo a partir do segundo pelo termo anterior, e no contexto desta dissertação, define a posição dos trastes de instrumentos musicais igualmente temperados. Ao final são tecidas considerações didáticas para o professor preparar suas aulas ou oficinas, sendo descritos os materiais necessários, as atividades a serem feitas com os estudantes e outras instruções relevantes. A apresentação em slides disponível no mesmo endereço da dissertação, citado anteriormente, pode ser utilizada como material de apoio durante as aulas ou oficinas, pois nela encontra-se uma síntese da fundamentação deste caderno do professor, bem como exemplos e explicações dos cálculos envolvidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3955pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSegmento áureopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria musicalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúsicapt_BR
Título: dc.titleNÚMERO ÁUREO E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS: A MATEMÁTICA NA MÚSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons