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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fundação Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Henschel, Christian James | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Baier, Tânia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-07T13:21:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-07T13:21:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE Christian James Henschel 1 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570964 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno foi desenvolvido a partir da dissertação de mestrado “Número Áureo e Progressões Geométricas: A Matemática na Música” disponível em bu.furb.br/consulta. Neste caderno estão descritas as atividades de duas oficinas: - A Oficina I aborda a relação da música com a razão áurea por meio de sonatas compostas por Wolfgang Amadeus Mozart; - A Oficina II que enfoca as progressões geométricas presentes na determinação da posição dos trastes de um instrumento musical de cordas igualmente temperado e em frequências sonoras. Inicialmente aborda-se aspectos históricos; em seguida é apresentada a fundamentação teórica sobre a presença da razão áurea em partituras musicais, enfatizando ligações entre escalas musicais ocidentais com progressões geométricas. A razão áurea apresenta aspectos estéticos que estão contidos no pentagrama estrelado, por exemplo, e apresenta-se em elementos da natureza, na arquitetura e, também, na composição musical. A progressão geométrica é toda a sequência de números (não-nulos) em que é constante o quociente da divisão de cada termo a partir do segundo pelo termo anterior, e no contexto desta dissertação, define a posição dos trastes de instrumentos musicais igualmente temperados. Ao final são tecidas considerações didáticas para o professor preparar suas aulas ou oficinas, sendo descritos os materiais necessários, as atividades a serem feitas com os estudantes e outras instruções relevantes. A apresentação em slides disponível no mesmo endereço da dissertação, citado anteriormente, pode ser utilizada como material de apoio durante as aulas ou oficinas, pois nela encontra-se uma síntese da fundamentação deste caderno do professor, bem como exemplos e explicações dos cálculos envolvidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3955 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Segmento áureo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria musical | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Música | pt_BR |
Título: dc.title | NÚMERO ÁUREO E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS: A MATEMÁTICA NA MÚSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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PE Christian James Henschel 1.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570964/2/PE Christian James Henschel 1.pdfDownload |
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