Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UERJ- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GUTHIERREZ, EVERSON SOFISTE Y | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BAIÃO, JONÊ CARLA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-04T14:22:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-04T14:22:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Relações de gênero no recreio de uma escola | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570764 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse produto didático é resultado das exigências parciais para a obtenção do título de Mestre em Ensino da Educação Básica do Programa de Pós-graduação em Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira apresentado em maio de 2019. Trata-se de um áudio-visual elaborado sobre a temática de relações de gênero, a partir da observação de co-construções de interação de garotas e de garotos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da Cidade do Rio de Janeiro. A “Performatividade” foi o conceito central nesse labor, considerando o pressuposto da estudiosa Judith Buther de que “gênero não se tem, se faz”. O trabalho teve como aporte teórico alguns estudiosos sobre a questão de gênero e sexualidades e da utilização de novas ferramentas da tecnologia aliadas ao fazer pedagógico na escola, como MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula; FURLANI, Jimena. Educação Sexual: possibilidades didáticas. In LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista; ITOZ, Sônia. Adolescência e Sexualidade: para eles e para nós; DUARTE. Rosália. Cinema e Educação; FERRÉS, J. F. Vídeo e educação; FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Esse produto didático foi aplicado no Instituto Nossa Senhora da Piedade – Unidade Flamengo, para as turmas de 8º e 9º ano em outubro de 2019 na ocasião da realização do Projeto de Formação continuada para alunos. Em dois momentos distintos e separados por turma, os alunos, foram levados para o auditório e, dispostos em Roda, assistiram o áudio-visual. Após esse momento, os professores e a Coordenação iniciaram um momento de diálogo onde cada aluno pode falar de suas visões de mundo e aquilo que entendiam sobre o assunto, especialmente puderam compartilhar suas opiniões sobre o que é ser garota e o que é ser garoto. A dinâmica foi mediada por uma roleta confeccionada a partir de materiais reciclados que auxiliou na seleção do aluno que teria seu momento de fala. O professor facilitador permitia que outros estudantes falassem em concordância ou não de um colega. O momento de Roda teve um tempo total de 100 minutos. O resultado foi a promoção de um momento de construção democrática de saberes colaborativos e de importantes reflexões capazes de transformações pessoais e de grupo. Isso no sentido de que o áudio-visual possibilitou um conjunto de significações que puderam ser interpretadas e compreendidas de diversas maneiras e, também, que os estudantes se vissem como autores e atores se permitindo a leitura e a análise de suas interações, o que torna possível ao menos uma pequena interpretação de suas performances. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | IDENTIDADE DE GÊNERO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
Título: dc.title | Relações de gênero no recreio de uma escola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO BÁSICO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO DIDATICO -EVERSON SOFISTE - PPGEB (1).doc | 221 kB | Microsoft Word | /bitstream/capes/570764/2/PRODUTO DIDATICO -EVERSON SOFISTE - PPGEB (1).docDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons