Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VASCONCELOS, Akilson Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-03T21:02:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-03T21:02:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma Sequência Didática para o Ensino das Operações com Números Inteiros | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570704 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa foi desenvolvida com objetivo de analisar os indícios de aprendizagem resultantes da aplicação de uma sequência didática envolvendo as quatro operações aritméticas mais elementares com números inteiros, em uma turma da 3ª etapa da educação de jovens e adultos (EJA) do ensino fundamental de uma escola pública estadual em Belém do Pará. Neste sentido utilizamos o modelo das Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC), conforme Cabral (2017), para a elaboração da sequência didática proposta. Para a análise dos indícios de aprendizagem resultantes das interações verbais durante a aplicação da sequência didática utilizamos as noções da Análise Microgenética, segundo Góes (2000), e a Análise do Discurso, conforme Mortimer e Scott (2002). Os resultados das análises sobre as abordagens comunicativas e os padrões interativos evidenciaram fortes indícios de aprendizagem, mostrando que os alunos participaram ativamente da (re)estruturação do conhecimento, buscando a assimilação dos algoritmos para somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros. Por fim, essas análises foram corroboradas pelos resultados quantitativos positivos da Intervenção Avaliativa Restritiva Final. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2512 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Números Inteiros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Operações com Números Inteiros | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS INTEIROS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Akilson Medeiros Vasconcelos.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570704/1/Akilson Medeiros Vasconcelos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: