Dissertação: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS INTEIROS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVASCONCELOS, Akilson Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-03T21:02:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-03T21:02:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-03-
identificador: dc.identifier.otherUma Sequência Didática para o Ensino das Operações com Números Inteirospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570704-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida com objetivo de analisar os indícios de aprendizagem resultantes da aplicação de uma sequência didática envolvendo as quatro operações aritméticas mais elementares com números inteiros, em uma turma da 3ª etapa da educação de jovens e adultos (EJA) do ensino fundamental de uma escola pública estadual em Belém do Pará. Neste sentido utilizamos o modelo das Unidades Articuláveis de Reconstrução Conceitual (UARC), conforme Cabral (2017), para a elaboração da sequência didática proposta. Para a análise dos indícios de aprendizagem resultantes das interações verbais durante a aplicação da sequência didática utilizamos as noções da Análise Microgenética, segundo Góes (2000), e a Análise do Discurso, conforme Mortimer e Scott (2002). Os resultados das análises sobre as abordagens comunicativas e os padrões interativos evidenciaram fortes indícios de aprendizagem, mostrando que os alunos participaram ativamente da (re)estruturação do conhecimento, buscando a assimilação dos algoritmos para somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros. Por fim, essas análises foram corroboradas pelos resultados quantitativos positivos da Intervenção Avaliativa Restritiva Final.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2512pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros Inteirospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOperações com Números Inteirospt_BR
Título: dc.titleDissertação: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS INTEIROSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais