Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-IFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, . Emanuela Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REZENDE, Oscar Luis Texeira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LORENZONI, Luciano Lessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-03T01:45:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-03T01:45:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-07 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570504 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta obra, destinada a professores de Estatística, tem por objetivo propor atividades que favoreçam um entendimento do conceito de probabilidade em espaços amostrais contínuos, por meio de aulas elaboradas com base na Teoria das Situações Didáticas. O conteúdo desta obra foi extraído a partir de fotos, registros escritos e gravações de áudios de uma pesquisa desenvolvida com alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática, do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, no Estado do Espírito Santo. E se originou numa experiência vivenciada ao longo de uma formação inicial de professores. Segue-se a exposição de uma sequência de atividades como suporte didático para lecionar o conteúdo de probabilidade em espaços amostrais contínuos, bem como uma breve introdução do conceito de Teoria das Situações Didáticas, por meio da qual as atividades aqui propostas, fruto de discussões coletivas durante o curso formação de professores, se desenvolveram. Propõe-se um tratamento alternativo à maneira com que este conteúdo tem sido comumente abordado nos livros textos, partindo de interações com os alunos, para a construção do mesmo. Para cada atividade proposta, foram elencadas sugestões concernentes ao comportamento do professor-executor da sequência de atividades e dos alunos que participarão da situação didática, assim como as possíveis dificuldades que estes poderão enfrentar ao realizá-la. Recomendam-se ainda materiais, estratégias e intervenções pedagógicas que poderão ser utilizadas e executadas pelo professor. Este material está publicado no site do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) por ser um meio de ampla divulgação e acesso livre. Busca-se com isso que ele constitua fonte de incentivo para você professor, que 2 atua na Educação Estatística, e o inspire a desenvolver novas propostas para o ensino de Probabilidade, capazes de levar seus alunos à construção de conceitos matemáticos de forma autônoma. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | PRODUTO EDUCACIONAL_GD MAT 65_EMANUELA NASCIMENTO ALVES_2019 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | 6,63 MB | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito de Probabilidade. Espaços Contínuos. Teoria das Situações Didáticas. Engenharia Didática | pt_BR |
Título: dc.title | PROBABILIDADE EM ESPAÇOS CONTÍNUOS: UM SALTO PARA O INFINITO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA _MECM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons