Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-IFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SCHNEIDER, Jorge | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-02T20:15:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-02T20:15:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_GD MAT 67_JORGE SCHNEIDER_2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570443 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente e-book tem como objetivo analisar o uso dos softwares educacionais para o ensino de Matemática no ensino médio e contribuir para ampliar sua utilização por professores da área. Os materiais aqui apresentados são resultantes de uma busca e análise de softwares educacionais para o ensino da Matemática em seis repositórios digitais e, também, de um curso de formação continuada de professores de Matemática envolvendo softwares educacionais. Os repositórios digitais nos quais se baseou esta pesquisa foram: Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), Simuladores Interativos em Ciências e Matemática – Projeto PhET e Portal Escola Digital, Currículo Interativo Digital, Tabela Dinâmica Software Educacional Livre e Google Play. Os softwares são apresentados com uma breve descrição, link de acesso para download, classificação do software, abordagem pedagógica e sugestões de conteúdos matemáticos para os quais podem ser utilizados como ferramentas auxiliares. A lista contempla softwares educacionais provenientes de um curso de formação continuada de professores de Matemática, o qual foi ofertado nos meses de abril e maio de 2019 com o objetivo de oferecer aos cursistas, professores de Matemática do ensino médio, um momento de formação/atualização dos conhecimentos relacionados ao uso de tecnologias digitais voltados ao ensino da Matemática, enfatizando o uso de softwares educacionais. Ao longo do curso foi proposto aos professores-cursistas que desenvolvessem práticas educativas, por meio de Sequências Didáticas (SD), utilizando softwares educacionais. Nesse sentido, no decorrer deste e-book, trazemos algumas propostas de Sequências Didáticas que foram elaboradas ao longo do curso, bem como materiais que foram elaborados pelos autores deste ebook. Além disso, consta neste material um relato de experiência de uma professora cursista, abordando sua experiência com uma prática desenvolvida durante o curso utilizando tecnologias digitais, em especial um software educacional. O presente e-book é resultado da pesquisa de mestrado profissional desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), vinculado ao Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,23 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | POSSIBILIDADES DE USO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons