POSSIBILIDADES DE USO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-IFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSCHNEIDER, Jorge-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-02T20:15:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-02T20:15:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-20-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_GD MAT 67_JORGE SCHNEIDER_2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570443-
Resumo: dc.description.abstractO presente e-book tem como objetivo analisar o uso dos softwares educacionais para o ensino de Matemática no ensino médio e contribuir para ampliar sua utilização por professores da área. Os materiais aqui apresentados são resultantes de uma busca e análise de softwares educacionais para o ensino da Matemática em seis repositórios digitais e, também, de um curso de formação continuada de professores de Matemática envolvendo softwares educacionais. Os repositórios digitais nos quais se baseou esta pesquisa foram: Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), Simuladores Interativos em Ciências e Matemática – Projeto PhET e Portal Escola Digital, Currículo Interativo Digital, Tabela Dinâmica Software Educacional Livre e Google Play. Os softwares são apresentados com uma breve descrição, link de acesso para download, classificação do software, abordagem pedagógica e sugestões de conteúdos matemáticos para os quais podem ser utilizados como ferramentas auxiliares. A lista contempla softwares educacionais provenientes de um curso de formação continuada de professores de Matemática, o qual foi ofertado nos meses de abril e maio de 2019 com o objetivo de oferecer aos cursistas, professores de Matemática do ensino médio, um momento de formação/atualização dos conhecimentos relacionados ao uso de tecnologias digitais voltados ao ensino da Matemática, enfatizando o uso de softwares educacionais. Ao longo do curso foi proposto aos professores-cursistas que desenvolvessem práticas educativas, por meio de Sequências Didáticas (SD), utilizando softwares educacionais. Nesse sentido, no decorrer deste e-book, trazemos algumas propostas de Sequências Didáticas que foram elaboradas ao longo do curso, bem como materiais que foram elaborados pelos autores deste ebook. Além disso, consta neste material um relato de experiência de uma professora cursista, abordando sua experiência com uma prática desenvolvida durante o curso utilizando tecnologias digitais, em especial um software educacional. O presente e-book é resultado da pesquisa de mestrado profissional desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), vinculado ao Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,23 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titlePOSSIBILIDADES DE USO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons