Dissertação: O ENSINO DE INTERVALOS DE NÚMEROS REAIS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-06-01T23:48:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-06-01T23:48:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-18-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE INTERVALOS DE NÚMEROS REAIS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570323-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho apresenta o relatório final de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará que teve como objetivo identificar as potencialidades de uma sequência didática construídas nos moldes das unidades articuladas de reconstrução conceitual desenvolvida por Cabral (2017), direcionada ao processo de ensino e aprendizagem de Intervalos de Números Reais no ensino médio. A questão de pesquisa assumida pela investigação pode ser traduzida com o seguinte enunciado: Quais as potencialidades que uma sequência didática elaborada segundo a concepção de Cabral (2017), podem ser identificadas quando aplicada no aprendizado de Intervalos de Números Reais, no contexto do ensino médio? Para a estrutura teórica do trabalho investigativo, consideramos também os pressupostos da engenharia didática a partir de Brousseau (1982) e Artigue (1989), conceitos da Análise Microgenética e Análise do Discurso para sistematizar os dados coletados, a partir de Góes (2000), Vivian (2006) e Cabral (2004). Esta pesquisa foi elaborada seguindo uma metodologia que incorpora as seguintes etapas: Sondagem das dificuldades de aprendizagem em 100 alunos egressos do ensino médio de uma escola da rede pública estadual nesta cidade, onde implica as concepções iniciais dos saberes; aplicação de um teste em uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual nesta cidade, a qual foi desenvolvida a pesquisa, onde originou as dificuldades no aprendizado; aplicação da sequência didática, análises e aplicação de um novo teste para verificar os resultados. Neste contexto os resultados apontam para uma importantíssima contribuição para o aluno, para o professor e para o saber. Neste contexto quando detectamos as dificuldades do aprendizado dos alunos através das concepções prévias, por meio do método utilizado na pesquisa usamos os conteúdos teóricos para desenvolver os saberes prévios dos alunos. Com o intuito de sanar os obstáculos no aprendizado dos alunos, elaboramos e aplicamos uma sequência didática. Assumimos o papel de orientador/mediador nas discussões sobre o objeto de estudo em sala de aula no decorrer da pesquisa, gerando assim momentos de colaboração entre aluno com aluno e aluno com professor. E na realização dos procedimentos para que os alunos atingissem as regularidades/generalizações dos conceitos do objeto de estudo provocamos diversas interações em sala de aula para alcançarmos as percepções do alunado e após isso sistematizar os resultados com a formalização dos conceitos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3852pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectINTERVALOS DE NÚMEROS REAISpt_BR
Título: dc.titleDissertação: O ENSINO DE INTERVALOS DE NÚMEROS REAIS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais