Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARQUES, GLEIDSON EVERTON DE ALCANTARA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-06-01T17:45:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-06-01T17:45:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de Esfera por Meio de Applets do Software Geogebra | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570183 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta resultados obtidos sobre processo de ensino e aprendizagem do sólido geométrico esfera, junto a alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola da rede estadual do Pará, por meio de uma sequência didática fazendo uso de applets do software Geogebra 5.0. Para construção da sequência didática foi utilizado o modelo das Unidades Articuladas de reconstrução Conceitual (UARC) conforme proposto por Cabral (2017), considerando estudos prévios compostos por uma revisão de estudos, uma análise dos livros didáticos utilizados pelas escolas públicas e os resultados de uma pesquisa sobre ensino e aprendizagem junto a professores e alunos. As interações entre alunos e professor/alunos provenientes da aplicação da Sequência Didática foram analisadas por meio de uma combinação entre a Análise Microgenética segundo Góes (2000) e a Análise do Discurso proposta por Scott e Mortiner (2002). A análise das interações decorrentes da aplicação da Sequência Didática apontou para uma melhoria significativa na aprendizagem dos tópicos relacionados ao sólido esfera. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4509 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Esfera | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Título: dc.title | Dissertação: ENSINO DE ESFERA POR MEIO DO APPLETS DO GEOESFERA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Wedson Nascimento Pereira.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/570183/1/Wedson Nascimento Pereira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: