Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ropelato, Graziela | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Viviane Clotilde da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-31T12:22:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-31T12:22:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Conceitos Básicos dos Números Inteiros a partir de Situações Problema | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570105 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pesquisas mostram que muitas dificuldades apresentadas pelos alunos em sala de aula seguem os obstáculos enfrentados pelos matemáticos no desenvolvimento deste conjunto numérico ao longo dos anos (PONTES, 2010; RAUL NETO, 2011; SOUZA, 2015). Acredita-se que o trabalho explorando os conceitos básicos dos Números Inteiros a partir de Situações Problema pode auxiliar no entendimento do conteúdo e na aprendizagem dos alunos, pois no nosso entender ele permite uma maior interpretação sobre o que está sendo estudado. Quando se fala em situação problema refere-se a problemas introdutórios elaborados pelo professor ou pesquisados em livros com o objetivo de levar os alunos a analisar uma situação “concreta”, buscar resolvê-la e, a partir desta, estudar os conteúdos matemáticos desejados. Esse material vinculado a dissertação de mestrado “Conceitos Básicos dos Números Inteiros a partir de Situações Problema”, foi desenvolvido por Graziela Ropelato e orientado pela professora Doutora Viviane Clotilde da Silva, pertencendo a linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa Pós Gradução em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Ele disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/pesqPosGrad.php. As situações problemas aqui apresentadas são extraídas de livros didáticos e/ou criados pelas pesquisadoras. Nas situações extraídas de livros procurou-se desenvolver questões aproximando o tema trabalhado da realidade da turma como uma forma de levar o aluno a identificar os conceitos trabalhados em questões que envolvam sua realidade. Ressalta-se que este material apenas apresenta sugestões de atividades que sejam utilizadas como introdução do conteúdo. É importante que se explorem outras situações problema envolvendo os conceitos explorados para que os alunos possam abstraí-los e generalizá-los. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 Mg | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe Pdf | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Números Inteiros. Resolução de Problemas. Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Conceitos Básicos dos Números Inteiros a partir de Situações Problema. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons