Conceitos Básicos dos Números Inteiros a partir de Situações Problema.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRopelato, Graziela-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Viviane Clotilde da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-31T12:22:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-31T12:22:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherConceitos Básicos dos Números Inteiros a partir de Situações Problemapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570105-
Resumo: dc.description.abstractPesquisas mostram que muitas dificuldades apresentadas pelos alunos em sala de aula seguem os obstáculos enfrentados pelos matemáticos no desenvolvimento deste conjunto numérico ao longo dos anos (PONTES, 2010; RAUL NETO, 2011; SOUZA, 2015). Acredita-se que o trabalho explorando os conceitos básicos dos Números Inteiros a partir de Situações Problema pode auxiliar no entendimento do conteúdo e na aprendizagem dos alunos, pois no nosso entender ele permite uma maior interpretação sobre o que está sendo estudado. Quando se fala em situação problema refere-se a problemas introdutórios elaborados pelo professor ou pesquisados em livros com o objetivo de levar os alunos a analisar uma situação “concreta”, buscar resolvê-la e, a partir desta, estudar os conteúdos matemáticos desejados. Esse material vinculado a dissertação de mestrado “Conceitos Básicos dos Números Inteiros a partir de Situações Problema”, foi desenvolvido por Graziela Ropelato e orientado pela professora Doutora Viviane Clotilde da Silva, pertencendo a linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática do Programa Pós Gradução em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Ele disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da FURB http://bu.furb.br/consulta/novaConsulta/pesqPosGrad.php. As situações problemas aqui apresentadas são extraídas de livros didáticos e/ou criados pelas pesquisadoras. Nas situações extraídas de livros procurou-se desenvolver questões aproximando o tema trabalhado da realidade da turma como uma forma de levar o aluno a identificar os conceitos trabalhados em questões que envolvam sua realidade. Ressalta-se que este material apenas apresenta sugestões de atividades que sejam utilizadas como introdução do conteúdo. É importante que se explorem outras situações problema envolvendo os conceitos explorados para que os alunos possam abstraí-los e generalizá-los.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 Mgpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe Pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros Inteiros. Resolução de Problemas. Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleConceitos Básicos dos Números Inteiros a partir de Situações Problema.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons