
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Schulz, Manuela de Aviz | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Viviane Clotilde da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-29T22:05:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-29T22:05:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Números Racionais e suas representações com base no Ensino Híbrido | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570023 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional faz parte da dissertação “Números Racionais e suas Representações com Base no Ensino Híbrido”, que tem como objetivo geral “Analisar as contribuições da metodologia do Ensino Híbrido para a aprendizagem dos Números Racionais, com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval”. Para compreender melhor o ensino dos Números Racionais na sala de aula atualmente, foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática de 1ª a 4ª séries (BRASIL, 1997), e de 5ª a 8ª séries (BRASIL, 1998), hoje denominados, respectivamente, Anos Iniciais do Ensino Fundamental (compreendendo do 1º ao 5º ano) e Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano). Esta opção foi realizada, uma vez que o ensino deste conteúdo, segundo estes documentos, deve ser iniciado nos Anos Iniciais e aprofundado os estudos nos Anos Finais. Como também foi analisada a segunda versão preliminar (abril/2016) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para completar, avaliaram-se três coleções de livros didáticos utilizadas nos Anos Iniciais e três utilizadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovadas pelo Ministério da Educação, com o principal objetivo de analisar se as orientações dos documentos do Governo Federal estão sendo cumpridas. Diante desses estudos, caro professor, recomenda-se que seja feita a leitura desses documentos, ou a dissertação desse caderno de estudo, onde estão descritas importantes informações sobre o estudo dos Números Racionais. Neste caderno de estudo, apresenta-se em quatro encontros, atividades que abordam os conceitos básicos dos Números Racionais e suas diferentes representações: fração, decimal e percentual, que podem ser explorados tanto com alunos do 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Anos Finais. Os resultados sinalizam que a metodologia de ensino utilizada proporcionou o desenvolvimento pessoal desses alunos em relação à autonomia, interesse pelo estudo, cooperação e participação, atitudes centrais que contribuíram para a construção do conhecimento. Verificou-se, também, que houve um avanço significativo da aprendizagem do conteúdo em questão. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Anos Finais; Números racionais; Ensino híbrido; Semiótica. | pt_BR |
| Título: dc.title | Números Racionais e suas representações com base no Ensino Híbrido | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons