Números Racionais e suas representações com base no Ensino Híbrido

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSchulz, Manuela de Aviz-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Viviane Clotilde da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-29T22:05:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-29T22:05:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherNúmeros Racionais e suas representações com base no Ensino Híbridopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570023-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional faz parte da dissertação “Números Racionais e suas Representações com Base no Ensino Híbrido”, que tem como objetivo geral “Analisar as contribuições da metodologia do Ensino Híbrido para a aprendizagem dos Números Racionais, com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval”. Para compreender melhor o ensino dos Números Racionais na sala de aula atualmente, foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática de 1ª a 4ª séries (BRASIL, 1997), e de 5ª a 8ª séries (BRASIL, 1998), hoje denominados, respectivamente, Anos Iniciais do Ensino Fundamental (compreendendo do 1º ao 5º ano) e Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano). Esta opção foi realizada, uma vez que o ensino deste conteúdo, segundo estes documentos, deve ser iniciado nos Anos Iniciais e aprofundado os estudos nos Anos Finais. Como também foi analisada a segunda versão preliminar (abril/2016) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para completar, avaliaram-se três coleções de livros didáticos utilizadas nos Anos Iniciais e três utilizadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, aprovadas pelo Ministério da Educação, com o principal objetivo de analisar se as orientações dos documentos do Governo Federal estão sendo cumpridas. Diante desses estudos, caro professor, recomenda-se que seja feita a leitura desses documentos, ou a dissertação desse caderno de estudo, onde estão descritas importantes informações sobre o estudo dos Números Racionais. Neste caderno de estudo, apresenta-se em quatro encontros, atividades que abordam os conceitos básicos dos Números Racionais e suas diferentes representações: fração, decimal e percentual, que podem ser explorados tanto com alunos do 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Anos Finais. Os resultados sinalizam que a metodologia de ensino utilizada proporcionou o desenvolvimento pessoal desses alunos em relação à autonomia, interesse pelo estudo, cooperação e participação, atitudes centrais que contribuíram para a construção do conhecimento. Verificou-se, também, que houve um avanço significativo da aprendizagem do conteúdo em questão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAnos Finais; Números racionais; Ensino híbrido; Semiótica.pt_BR
Título: dc.titleNúmeros Racionais e suas representações com base no Ensino Híbridopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
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