Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Edvaldo Melo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CABRAL, Natanael Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-28T12:00:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-28T12:00:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino de intervalos de números reais por meio de uma sequência didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569930 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesse documento disponibilizo os resultados alcançados de minha dissertação de mestrado do Programa Profissional em Ensino de Matemática denominada “O ensino de intervalos de números reais por meio de uma sequência didática”, que teve como objetivo avaliar as potencialidades de uma sequência didática voltada para o alunado do 1º ano do ensino médio. Este produto educacional surgiu após os seguintes pontos: Prévias sondagens, resultados obtidos e conclusões alcançadas. A partir de trabalhos desenvolvidos sobre esse objeto matemático, assim como também através de uma consulta feita aos alunos observei que, ainda nas escolas da rede pública, Intervalos de Números Reais é pouco explorado, apresentando assim uma deficiência para a aplicação do mesmo, no que diz respeito à visão bem definida dos conceitos básicos e das operações de intervalos de números reais, nos quais destacamos em particular a identificação e as suas representações, levando com isso um comprometimento no processo de ensino e aprendizagem. Visando contribuir para a solução da problemática acima exposta, resolveu-se buscar uma metodologia dentro do contexto matemático, diferente do ensino tradicional, que viesse a melhorar o aprendizado dos alunos. Com isso lançou-se mão da teoria da Engenharia Didática de Guy Brousseau em 1982 e MichèleArtigue em 1989 relacionadas com o que concerne as Sequências Didáticas (SD), pois essa junção tem revelado grandes avanços no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem. Com o objetivo de construir a Sequência Didática (SD) baseou-se no modelo proposto por Cabral (2017), chamada de Unidade Articulada de Reconstrução Conceitual (UARC) por se tratar de uma das mais modernas produções dentro desse contexto, a qual vem viabilizar a melhoria do ensino e aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 487 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Números Reais | pt_BR |
Título: dc.title | Produto Educacional: O ensino de intervalos de números reais por meio de uma sequência didática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Pro_EDVALDO MELO SOUZA.pdf | 486,89 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569930/1/Pro_EDVALDO MELO SOUZA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: