Produto Educacional: O ensino de intervalos de números reais por meio de uma sequência didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Edvaldo Melo-
Autor(es): dc.contributor.authorCABRAL, Natanael Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-28T12:00:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-28T12:00:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-03-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de intervalos de números reais por meio de uma sequência didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569930-
Resumo: dc.description.abstractNesse documento disponibilizo os resultados alcançados de minha dissertação de mestrado do Programa Profissional em Ensino de Matemática denominada “O ensino de intervalos de números reais por meio de uma sequência didática”, que teve como objetivo avaliar as potencialidades de uma sequência didática voltada para o alunado do 1º ano do ensino médio. Este produto educacional surgiu após os seguintes pontos: Prévias sondagens, resultados obtidos e conclusões alcançadas. A partir de trabalhos desenvolvidos sobre esse objeto matemático, assim como também através de uma consulta feita aos alunos observei que, ainda nas escolas da rede pública, Intervalos de Números Reais é pouco explorado, apresentando assim uma deficiência para a aplicação do mesmo, no que diz respeito à visão bem definida dos conceitos básicos e das operações de intervalos de números reais, nos quais destacamos em particular a identificação e as suas representações, levando com isso um comprometimento no processo de ensino e aprendizagem. Visando contribuir para a solução da problemática acima exposta, resolveu-se buscar uma metodologia dentro do contexto matemático, diferente do ensino tradicional, que viesse a melhorar o aprendizado dos alunos. Com isso lançou-se mão da teoria da Engenharia Didática de Guy Brousseau em 1982 e MichèleArtigue em 1989 relacionadas com o que concerne as Sequências Didáticas (SD), pois essa junção tem revelado grandes avanços no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem. Com o objetivo de construir a Sequência Didática (SD) baseou-se no modelo proposto por Cabral (2017), chamada de Unidade Articulada de Reconstrução Conceitual (UARC) por se tratar de uma das mais modernas produções dentro desse contexto, a qual vem viabilizar a melhoria do ensino e aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent487pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros Reaispt_BR
Título: dc.titleProduto Educacional: O ensino de intervalos de números reais por meio de uma sequência didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais