Produto Educacional: Ensino de esfera por meio de applets do software geogebra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARQUES, Gleidson Everton de Alcântara-
Autor(es): dc.contributor.authorCHAQUIAM, Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-28T01:15:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-28T01:15:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-02-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de esfera por meio de applets do software geogebrapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569915-
Resumo: dc.description.abstractNesse material apresento os resultados obtidos junto a dissertação de mestrado do Programa de mestrado Profissional em Ensino de Matemática intitulada “Ensino de Esfera através de Applets do Software Geogebra” cujo objetivo foi avaliar as potencialidades para o ensino do sólido Esfera de uma Sequência Didática junto a alunos do 3º ano do ensino médio. A partir de levantamentos prévios, dos resultados e das conclusões observadas gerou-se esse produto educacional disponibilizado nesse texto. Observa-se que, com o passar dos anos, o ensino de geometria vem passando por um momento delicado no que diz respeito ao seu ensino. Partindo das produções relacionadas ao tema na educação matemática e por meio de uma consulta realizada junto a alunos e professores sobre ensino e aprendizagem de geometria, ficou explicito o abandono do tema no ensino médio, o que vem deixando uma série de lacunas junto aos alunos que tem contato com a geometria espacial, como exemplo: dificuldades para visualizar figuras, fazer desenhos, reconhecer os elementos dos sólidos geométricos, efetuar cálculos de área e volume, entre outros. Nesse contexto, esses problemas têm impedido que o processo de ensino/aprendizagem se desenvolva da forma adequada. Diante do panorama apresentado, pensado nos profissionais de ensino de matemática que tenham interesse em pesquisar sobre esses problemas apresentados e que buscam orientações de como proceder para desenvolver o estudo de geometria espacial, se fez necessário uma consulta aos documentos oficiais em busca das diretrizes para o ensino do tema. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, documento do ano de 1998, orienta que o ensino de geometria deve se dar de forma contextualizada, de tal forma que o aluno posso associar a geometria com a mundo que o cerca, possa ser associado a outras áreas do conhecimento e para que o estudante possa utiliza-la para resolver problemas matemáticos ao final do ensino básico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2288pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEsferapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Título: dc.titleProduto Educacional: Ensino de esfera por meio de applets do software geogebrapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional do Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais