Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARQUES, Gleidson Everton de Alcântara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAQUIAM, Miguel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-28T01:15:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-28T01:15:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de esfera por meio de applets do software geogebra | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569915 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesse material apresento os resultados obtidos junto a dissertação de mestrado do Programa de mestrado Profissional em Ensino de Matemática intitulada “Ensino de Esfera através de Applets do Software Geogebra” cujo objetivo foi avaliar as potencialidades para o ensino do sólido Esfera de uma Sequência Didática junto a alunos do 3º ano do ensino médio. A partir de levantamentos prévios, dos resultados e das conclusões observadas gerou-se esse produto educacional disponibilizado nesse texto. Observa-se que, com o passar dos anos, o ensino de geometria vem passando por um momento delicado no que diz respeito ao seu ensino. Partindo das produções relacionadas ao tema na educação matemática e por meio de uma consulta realizada junto a alunos e professores sobre ensino e aprendizagem de geometria, ficou explicito o abandono do tema no ensino médio, o que vem deixando uma série de lacunas junto aos alunos que tem contato com a geometria espacial, como exemplo: dificuldades para visualizar figuras, fazer desenhos, reconhecer os elementos dos sólidos geométricos, efetuar cálculos de área e volume, entre outros. Nesse contexto, esses problemas têm impedido que o processo de ensino/aprendizagem se desenvolva da forma adequada. Diante do panorama apresentado, pensado nos profissionais de ensino de matemática que tenham interesse em pesquisar sobre esses problemas apresentados e que buscam orientações de como proceder para desenvolver o estudo de geometria espacial, se fez necessário uma consulta aos documentos oficiais em busca das diretrizes para o ensino do tema. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, documento do ano de 1998, orienta que o ensino de geometria deve se dar de forma contextualizada, de tal forma que o aluno posso associar a geometria com a mundo que o cerca, possa ser associado a outras áreas do conhecimento e para que o estudante possa utiliza-la para resolver problemas matemáticos ao final do ensino básico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2288 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria espacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Esfera | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Título: dc.title | Produto Educacional: Ensino de esfera por meio de applets do software geogebra | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRO_Gleidson Everton de Alcântara Marques.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569915/1/PRO_Gleidson Everton de Alcântara Marques.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: