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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MACEDO, Mauricio dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CABRAL, Natanael Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-26T14:20:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-26T14:20:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uma sequência didática para o ensino de função afim | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569830 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional é resultante de uma dissertação de mestrado elaborada por Macedo (2019), que teve como intuito gerar uma sequência didática para o ensino de Função Afim. O interesse em elaborar este trabalho surgiu por conta das dificuldades que notamos no ensino e aprendizagem de Matemática, vivenciados durante a prática docente e constatado em levantamentos bibliográficos. A Sequência Didática de acordo com Perreti e Costa (2013), permite a interdisciplinaridade, pois trabalhando um tema numa determinada disciplina, pode buscar aplicar em outras áreas, e com isso, fazer a ligação entre essas diferentes áreas de conhecimento. É uma maneira de encaixar os conteúdos a um tema, e por sua vez, a outro, tornando o conhecimento lógico ao trabalho pedagógico desenvolvido. Através dessas pesquisas, conseguimos elaborar essa proposta de sequência didática para o ensino de Função Afim. Como principais aportes teóricos para a elaboração da nossa pesquisa, adotamos a Engenharia Didática segundo Artigue (1996) como metodologia de pesquisa; as Sequências Didáticas na visão de Zabala (1998) como ferramenta de apoio da Engenharia Didática; os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (2002) para ter a referência do que trabalhar na minha sequência didática; as Unidades Articuladas de Reconstrução proposta por Cabral (2017) para construir a sequência didática com mais interação entre professor e aluno; a Análise Microgenética proposta por Góes (2000) e a Análise do Discurso segundo Mortimer e Scott (2002) para fazer os indícios de aprendizagem e a validação da minha sequência didática. Para se aprofundar mais, recomendo visitar a dissertação de mestrado de Macedo (2019). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 845 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática Financeira | pt_BR |
Título: dc.title | Produto Educacional: Uma sequência didática para o ensino de função afim | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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PRO_Mauricio dos Santos Macedo.pdf | 844,77 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/569830/1/PRO_Mauricio dos Santos Macedo.pdfDownload |
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