Produto Educacional: Uma sequência didática para o ensino de função afim

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACEDO, Mauricio dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorCABRAL, Natanael Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-26T14:20:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-26T14:20:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-03-
identificador: dc.identifier.otherUma sequência didática para o ensino de função afimpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569830-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional é resultante de uma dissertação de mestrado elaborada por Macedo (2019), que teve como intuito gerar uma sequência didática para o ensino de Função Afim. O interesse em elaborar este trabalho surgiu por conta das dificuldades que notamos no ensino e aprendizagem de Matemática, vivenciados durante a prática docente e constatado em levantamentos bibliográficos. A Sequência Didática de acordo com Perreti e Costa (2013), permite a interdisciplinaridade, pois trabalhando um tema numa determinada disciplina, pode buscar aplicar em outras áreas, e com isso, fazer a ligação entre essas diferentes áreas de conhecimento. É uma maneira de encaixar os conteúdos a um tema, e por sua vez, a outro, tornando o conhecimento lógico ao trabalho pedagógico desenvolvido. Através dessas pesquisas, conseguimos elaborar essa proposta de sequência didática para o ensino de Função Afim. Como principais aportes teóricos para a elaboração da nossa pesquisa, adotamos a Engenharia Didática segundo Artigue (1996) como metodologia de pesquisa; as Sequências Didáticas na visão de Zabala (1998) como ferramenta de apoio da Engenharia Didática; os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (2002) para ter a referência do que trabalhar na minha sequência didática; as Unidades Articuladas de Reconstrução proposta por Cabral (2017) para construir a sequência didática com mais interação entre professor e aluno; a Análise Microgenética proposta por Góes (2000) e a Análise do Discurso segundo Mortimer e Scott (2002) para fazer os indícios de aprendizagem e a validação da minha sequência didática. Para se aprofundar mais, recomendo visitar a dissertação de mestrado de Macedo (2019).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent845pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
Título: dc.titleProduto Educacional: Uma sequência didática para o ensino de função afimpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais