Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO- CEPAE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BANDEIRA, LYLIAN NARA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-26T02:45:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-26T02:45:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569803 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante da necessidade de oferecer à escola mecanismos didáticos que possibilitem o trabalho do professor de língua espanhola com a diversidade cultural, contribuindo com a valorização do respeito e da tolerância às diferenças, elaborou-se uma sequência didática (SD), a fim de promover nos educandos uma perspectiva intercultural de ensino. Para Zabala (1998, p.18), sequências didáticas são um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos. Para autores como Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a SD é um “conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito” (p. 96). Com o objetivo de propor no ambiente educacional uma reflexão sobre educação intercultural, pautada no respeito às diferenças, elaborou-se uma SD, por meio da seleção de algumas lendas brasileiras e hispânicas, a fim de proporcionar a oportunidade de se estabelecer relações entre aspectos da cultura-alvo e aspectos da cultura na qual o aluno está imerso. Acredita-se que esta SD possa possibilitar ao professor de língua estrangeira (LE) o desenvolvimento de atividades que não se limitam somente a trabalhar com as quatro habilidades comunicativas dos alunos: ouvir, falar, ler e escrever. As atividades propostas com as lendas enfatizam principalmente o respeito e a tolerância em relação à cultura do outro, sendo que os aspectos culturais são pensados para serem trabalhados por meio de uma visão intercultural, promovendo o diálogo entre culturas, por meio de leituras de lendas e de material complementar, como curta-metragens, músicas e produções escritas. Acredita-se que o ensino de LE dentro do contexto pedagógico deve ir além do ensino da gramática e do vocabulário, deve focar também nos aspectos culturais da língua, enfatizando-se o respeito e a empatia em relação à cultura do outro. Assim, com esta SD, pretende-se possibilitar aos professores de LE uma ferramenta para trabalhar com conteúdos culturais em suas aulas a partir de uma visão intercultural, promovendo o diálogo entre culturas e possibilitando uma reflexão sobre o modo como o aluno vê e interage com a diversidade cultural. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Espanhol; Língua Estrangeira; Lenda; Interculturalidade | pt_BR |
Título: dc.title | AS LENDAS E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA- MESTRADO | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ESPANHOL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequência didática.docx | Sequência didática | 1,92 MB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/569803/2/Sequência didática.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons