AS LENDAS E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

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Autor(es): dc.contributorCENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA A EDUCAÇÃO- CEPAEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBANDEIRA, LYLIAN NARA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-26T02:45:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-26T02:45:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569803-
Resumo: dc.description.abstractDiante da necessidade de oferecer à escola mecanismos didáticos que possibilitem o trabalho do professor de língua espanhola com a diversidade cultural, contribuindo com a valorização do respeito e da tolerância às diferenças, elaborou-se uma sequência didática (SD), a fim de promover nos educandos uma perspectiva intercultural de ensino. Para Zabala (1998, p.18), sequências didáticas são um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos. Para autores como Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a SD é um “conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito” (p. 96). Com o objetivo de propor no ambiente educacional uma reflexão sobre educação intercultural, pautada no respeito às diferenças, elaborou-se uma SD, por meio da seleção de algumas lendas brasileiras e hispânicas, a fim de proporcionar a oportunidade de se estabelecer relações entre aspectos da cultura-alvo e aspectos da cultura na qual o aluno está imerso. Acredita-se que esta SD possa possibilitar ao professor de língua estrangeira (LE) o desenvolvimento de atividades que não se limitam somente a trabalhar com as quatro habilidades comunicativas dos alunos: ouvir, falar, ler e escrever. As atividades propostas com as lendas enfatizam principalmente o respeito e a tolerância em relação à cultura do outro, sendo que os aspectos culturais são pensados para serem trabalhados por meio de uma visão intercultural, promovendo o diálogo entre culturas, por meio de leituras de lendas e de material complementar, como curta-metragens, músicas e produções escritas. Acredita-se que o ensino de LE dentro do contexto pedagógico deve ir além do ensino da gramática e do vocabulário, deve focar também nos aspectos culturais da língua, enfatizando-se o respeito e a empatia em relação à cultura do outro. Assim, com esta SD, pretende-se possibilitar aos professores de LE uma ferramenta para trabalhar com conteúdos culturais em suas aulas a partir de uma visão intercultural, promovendo o diálogo entre culturas e possibilitando uma reflexão sobre o modo como o aluno vê e interage com a diversidade cultural.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Espanhol; Língua Estrangeira; Lenda; Interculturalidadept_BR
Título: dc.titleAS LENDAS E SUAS POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeanimaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA- MESTRADOpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineESPANHOLpt_BR
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