Alunos Ciborgue-hackers numa cultura escolar digital

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco / ProfSocio-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, José Raimundo Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-21T16:20:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-21T16:20:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-20-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569666-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação teve como objeto de estudo compreender como as transformações tecnológicas digitais criaram uma nova configuração na relação entre escola, cultura digital e processos de ensino-aprendizagem. Investigou distintas formas de experiências sociais e de aprendizagem dos jovens mediadas pelos artefatos tecnológicos. Buscou construir uma compreensão em torno dessas novas configurações a partir das transformações da cibercultura. Em particular, como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são apropriadas e remixadas pelos estudantes conectados. Sua fundamentação teórica recorreu as categorias: cultura digital, juventude, cultura escolar, aprendizagem ciborgue e cultura hacker, compondo um diálogo interdisciplinar, imprescindível para a análise e compreensão das experiências e vicissitudes da civilização tecnológica no campo da educação. Os encaminhamentos metodológicos foram desenvolvidos numa perspectiva de natureza qualitativa e pesquisa bibliográfica quanto ao seu procedimento. Também, incluiu uma abordagem teórico-metodológica da Análise do Discurso Crítica (ADC), desenvolvida por Norman Fairclough. Partimos do princípio que o contexto da sociedade contemporânea potencializa uma série de novos movimentos e com eles múltiplos processos subjetivos passaram a ser experimentados por distintos atores sociais. Dessa forma, refletir sobre os significados subjacentes, que permeiam as experiências dos estudantes na cibercultura, torna- se um diálogo atual para entendermos a ressonância do universo da cultura digital na escola. Em relação aos resultados e as conclusões da dissertação, buscou-se argumentar que a civilização tecnológica traz em si uma potência para o desenvolvimento de uma dinâmica ciborguiana, apontando para processos de interação permeado tanto por uma aprendizagem / juventude ciborgue, quanto pela incorporação dos princípios da cultura hacker nos processos educativos, ambos tomados aqui no domínio reflexivo, como uma metáfora, um instrumento político de transgressão e uma força disruptiva.-
Tamanho: dc.format.extent2,41 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectCultura Digital-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Título: dc.titleAlunos Ciborgue-hackers numa cultura escolar digital-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional-
Vinculação:: dc.uab.SNuab-
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