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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco / ProfSocio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, José Raimundo Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-05-21T16:20:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-05-21T16:20:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569666 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objeto de estudo compreender como as transformações tecnológicas digitais criaram uma nova configuração na relação entre escola, cultura digital e processos de ensino-aprendizagem. Investigou distintas formas de experiências sociais e de aprendizagem dos jovens mediadas pelos artefatos tecnológicos. Buscou construir uma compreensão em torno dessas novas configurações a partir das transformações da cibercultura. Em particular, como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são apropriadas e remixadas pelos estudantes conectados. Sua fundamentação teórica recorreu as categorias: cultura digital, juventude, cultura escolar, aprendizagem ciborgue e cultura hacker, compondo um diálogo interdisciplinar, imprescindível para a análise e compreensão das experiências e vicissitudes da civilização tecnológica no campo da educação. Os encaminhamentos metodológicos foram desenvolvidos numa perspectiva de natureza qualitativa e pesquisa bibliográfica quanto ao seu procedimento. Também, incluiu uma abordagem teórico-metodológica da Análise do Discurso Crítica (ADC), desenvolvida por Norman Fairclough. Partimos do princípio que o contexto da sociedade contemporânea potencializa uma série de novos movimentos e com eles múltiplos processos subjetivos passaram a ser experimentados por distintos atores sociais. Dessa forma, refletir sobre os significados subjacentes, que permeiam as experiências dos estudantes na cibercultura, torna- se um diálogo atual para entendermos a ressonância do universo da cultura digital na escola. Em relação aos resultados e as conclusões da dissertação, buscou-se argumentar que a civilização tecnológica traz em si uma potência para o desenvolvimento de uma dinâmica ciborguiana, apontando para processos de interação permeado tanto por uma aprendizagem / juventude ciborgue, quanto pela incorporação dos princípios da cultura hacker nos processos educativos, ambos tomados aqui no domínio reflexivo, como uma metáfora, um instrumento político de transgressão e uma força disruptiva. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,41 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Título: dc.title | Alunos Ciborgue-hackers numa cultura escolar digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
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