Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática do docente de Sociologia no Ensino Médio na cidade de Marabá/PA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabuco / ProfSocio-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Edna Cristina Jaques Brelaz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-05-21T15:43:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-05-21T15:43:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-20-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/569665-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho versa sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática do docente de Sociologia no ensino médio da cidade de Marabá/PA. O objetivo foi investigar os usos e finalidades dados às TDIC pelos professores de Sociologia em sua prática pedagógica. O estudo faz uso da Análise do Discurso Crítica (ADC) formulada por Norman Fairclough (1989, 1992, 2001, 2003, 2005), articulando-se a autores como Pierre Bourdieu (1989,1998), Antônio Gramsci (2011, 2013) e Michel Foucault (1996,1997,2003), que referenciam seu pensamento e sua abordagem. A estratégia metodológica considerou dois momentos interligados, a saber: revisão da literatura e o trabalho de campo. No primeiro momento, realizou-se levantamento bibliográfico para construção do estado da arte sobre o uso das TDIC na prática do professor de Sociologia. O procedimento de análise bibliográfica conduziu-nos à abordagem teórico-metodológica da Análise do Discurso Crítica (ADC), permitindo uma reflexão crítica sobre as TDIC relacionadas à prática docente. O segundo momento do procedimento da pesquisa, o trabalho de campo, ocorreu em períodos intermitentes. Inicialmente, realizou-se um estudo de caráter exploratório, de cunho qualitativo auxiliado pelos conceitos teórico- metodológicos da ADC, de natureza básica e descritiva, a permitir coleta de dados. Essa pesquisa proporcionou a aproximação com entidades e profissionais da educação básica em Marabá. Os resultados obtidos apontam que as TDIC têm sido o fio condutor para garantir a melhoria da qualidade do ensino, esse discurso é reforçado no interior de uma poderosa rede de práticas que orienta políticas educacionais, dificultando a resolução do problema social. O reflexo no contexto marabaense sobre o uso e finalidades dados às TDIC pelos professores de Sociologia em suas práticas pedagógicas, revela que são professores que usam a internet diariamente, auxiliando sua prática docente. Ressaltam- na como importante ferramenta pedagógica servindo para ampliar suas habilidades como professor e para ajudar na incorporação de métodos de trabalho. A utilização das TDIC na prática pedagógica dos professores está limitada a fontes de informações, não havendo evidências em sua prática de produção autoral e coletiva como prevê a BNCC. A realidade aponta aspectos que refreia a utilização das TDIC colocando sob discussão a sua inserção, como a ausência de infraestrutura das escolas, melhor clareza sobre a importância e o uso das tecnologias, o medo do que elas possam impactar à rotina do professor, aumento de sua carga horária, e pressões no trabalho. Os dados gerados apresentaram o seguinte perfil de professores em Marabá: são mulheres na faixa de 30 a 39 anos, lecionam Sociologia há mais de 10 anos, utilizam a internet a partir do computador pessoal e do celular, consideram-se suficientemente preparadas para utilizar as TDIC na sua prática pedagógica. O delineamento do perfil somado às implicações provocadas pelas discussões em torno da implementação da BNCC nos permitiu inferir que temos em Marabá professores usuários das TDIC, percebendo-as como importante ferramenta pedagógica, facilitadora da aprendizagem.-
Tamanho: dc.format.extent2,07 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia-
Título: dc.titleTecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática do docente de Sociologia no Ensino Médio na cidade de Marabá/PA-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional-
Vinculação:: dc.uab.SNuab-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons